Enade 2018: Cerca de mil estudantes de nove cursos fizeram a prova nesse domingo, 25

26/11/2018 - 08:17  •  Atualizado 27/11/2018 11:12

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2018) foi aplicado nesse domingo, 25, e um total de 976 estudantes da Ufes, concluintes dos cursos de Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Administração (matutino e noturno), Ciências Contábeis (vespertino e noturno), Ciências Econômicas, Direito e Serviço Social fez a prova, que tem o objetivo de avaliar o rendimento do estudante em relação ao conteúdo programático do seu curso de graduação.

Os estudantes da Ufes inscritos no Enade realizaram a prova em três locais da Grande Vitória e representantes da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin), dos Centros de Ensino e dos cursos avaliados e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) recepcionaram os graduandos nesses locais. A estudante de Ciências Contábeis Lara Zanon realizou a prova em uma faculdade localizada em Jardim Camburi, Vitória, e estava tranquila: “Estou com uma expectativa boa para a prova. Temos que ir bem para ajudar o curso”, afirmou.

A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, também esteve nos locais de prova e ressaltou que as atividades transcorreram tranquilamente. “A Seavin, juntamente com os diretores de Centro e coordenadores de cursos que participaram do Enade 2018, construíram o processo junto aos estudantes para que eles apreendessem a importância do Exame”, explicou ela. O coordenador de Avaliação Institucional da Seavin, Fernando Mota Monteiro, completou: “Recebemos manifestações positivas, eles entendem a real importância do Enade para o curso e para a instituição”.

A pró-reitora de Graduação da Ufes, Zenólia Figueiredo, explicou que o Enade é uma das avaliações realizadas nos cursos: “O Enade serve muito para a instituição ter o retorno do conhecimento que trabalhou ao longo da formação. Com ele, podemos perceber o que precisa avançar e os desafios colocados”, ressaltou Zenólia. Ainda segundo a pró-reitora, para o estudante, o Enade é importante para ele perceber que o conhecimento adquirido dá condições para qualificar a atuação profissional: “É um feedback para eles também”, explicou a pró-reitora.

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Seavin