Empresários de Minas Gerais ministram palestra sobre Empreendedorismo para turma da Ufes

18/03/2019 - 17:14  •  Atualizado 21/03/2019 15:45

Os empresários mineiros Júlia Caiado e Pedro Menezes (foto) estarão na Ufes na próxima quarta-feira, 20, para ministrar uma palestra sobre empreendedorismo aos estudantes da Universidade, em especial àqueles matriculados na nova disciplina de Empreendedorismo. Com início às 18 horas e previsão de término às 20 horas, a palestra é intitulada “A nova era do Empreendedorismo: inovação em todos os níveis” e será realizada na sala 104 do prédio 12 do Centro Tecnológico (CT-12), mesmo local onde ocorrem as aulas. A entrada é gratuita.

O empresário Pedro Menezes é o criador da disciplina de Empreendedorismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é oferecida aos estudantes desde 2015. Ao conhecer o projeto, Júlia reuniu-se com a professora da Ufes Míriam Magdala e com a incubadora de empresas Tecvitória, para desenvolverem o mesmo trabalho na Ufes. “De março a julho de 2018, fizemos todo o planejamento e, em agosto, começou a primeira turma da disciplina no Espírito Santo”, explica a empresária. Neste ano, as universidades federais de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia oferecerão a disciplina de Empreendedorismo de forma simultânea.

Dentre os temas abordados na palestra, estão a experiência empreendedora da UFMG; o perfil do jovem empreendedor; e a importância do trabalho em equipe. Segundo Júlia, a ideia é “inspirar alunos a pensarem o empreendedorismo como opção viável para suas carreiras”.

Perfil dos palestrantes

Júlia Caiado é graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e em Direito pela UFMG. Mudou-se para Vitória em 2017, onde fundou a Global Touch, empresa especializada no processo de conhecimento, avaliação e aprendizagem de melhores práticas de empresas já estabelecidas no mercado – técnica conhecida como benchmarking.

A empresária diz acreditar no poder do intercâmbio de ideias e conhecimentos. “Isso me faz trabalhar para fomentar o ecossistema capixaba de inovação, ajudando empresas e pessoas a ampliarem seus horizontes a partir da troca de experiências”, ressalta.

Pedro Menezes, formado em Ciência da Computação pela UFMG, é sócio da corretora de seguros Segfy e idealizador do Órbi, um espaço de conexões de negócios entre startups, localizado em Belo Horizonte. Pedro acredita no poder das pessoas, das conexões e da colaboração. “Estou sempre pensando em como melhorar os ecossistemas de inovação do Brasil”, diz ele, ganhador do Startup Awards pela UFMG.

Texto: Adriana Damasceno