Em sessão solene, Ufes recebe reconhecimento por sua contribuição à sociedade

Professores, servidores técnicos e estudantes da Ufes participaram na sexta-feira, 29, da sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo em homenagem aos 65 anos da Universidade. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Iriny Lopes. 

A mesa de honra foi composta pelo reitor Reinaldo Centoducatte; pela vice-reitora Ethel Maciel; pelo deputado federal Helder Salomão; pelo presidente da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), José Antônio da Rocha; pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) Wellington Pereira; e pela presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Beatriz Moreira, além da deputada Iriny Lopes, que presidiu a sessão.

Em seus discursos, todos os membros da mesa se manifestaram em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. "A Ufes foi uma das primeiras a implantar a reserva de vagas, fruto do seu amadurecimento coletivo e sabendo da importância da educação para a mobilidade social. Essa e todo um conjunto de lutas da Universidade são fruto de um trabalho coletivo, dos nossos conflitos internos, mas do entendimento de que essa instituição é importante e que precisamos defendê-la", afirmou o reitor. 

A vice-reitora também declarou sua defesa: "A democracia não é uma palavra, é um exercício diário. A Universidade é uma instituição do estado brasileiro e por isso eu preciso defendê-la e todos nós precisamos defendê-la".

Clique aqui e assista aos depoimentos da deputada Iriny Lopes, do reitor Reinaldo Centoducatte e da vice-reitora Ethel Maciel em matéria produzida pela TV Ufes.

A solenidade teve início com o Hino Nacional Brasileiro cantado pelo maestro Cláudio Modesto, acompanhado ao teclado pelo maestro Jean Molinari, ambos da Ufes. Depois, os maestros executaram as canções Carinhoso, Eu sei que vou te amar e Fascinação.

Além de destacar a contribuição da Ufes para a formação profissional de milhares de pessoas e para o desenvolvimento da sociedade por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, a deputada Iriny Lopes prestou sua homenagem com a entrega de placas e de certificados a servidores técnicos e docentes que se destacam por sua atuação na Universidade e pelos serviços prestados à comunidade capixaba (veja abaixo os nomes dos homenageados).

A Ufes é a única universidade pública no Espírito Santo e conta com quatro campi (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus), onde estudam cerca de 21 mil estudantes e trabalham 1.768 professores efetivos e 2.068 servidores técnico-administrativos. A Universidade oferta 103 cursos de graduação presencial, nove cursos na modalidade a distância e 93 cursos de pós-graduação.

Confira fotos da sessão solene disponibilizadas pela Assembleia Legislativa.

 

Veja a lista de homenageados (em ordem alfabética):

Homenageados com placa

Ethel Leonor Noia Maciel

Gustavo Henrique Araújo Forde

Maria Beatriz Nader

Marlene de Fátima Cararo Pires

Reinaldo Centoducatte
 

Homenageados com certificados

Adelar João Pizetta

Alexsandro Rodrigues

Ana Lucia Coelho Hecket

Brunela Vieira de Vincenzi

Edna Castro de Oliveira

Genecy Teixeira de Oliveira

Gilsa Helena Barcellos

João Recla

Kleber Perini Frizzera

Luiz Alexandre Oxley da Rocha

Paulo Velten

Rogério Borges de Oliveira

Ruth de Cássia dos Reis

Soler Gonzalez

Ueber José de Oliveira

Vanda de Aguiar Valadão

Viviana Corrêa

 

Texto e foto: Thereza Marinho
 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.