Em sessão solene, Ufes concede título de Professor Emérito a 14 docentes

12/03/2014 - 17:26  •  Atualizado 14/03/2014 10:48

Por Thereza Marinho, com foto de Rafaela Laiola (*)

Quatorze professores aposentados da Ufes que contribuíram para a criação, manutenção, consolidação e melhoria dos Programas de Pós-Graduação da Universidade receberam nesta terça-feira, 11, o  título honorífico de Professor Emérito. A sessão solene para a outorga do título foi realizada às 19 horas, no Teatro Universitário.

Durante a solenidade, que contou com a presença de autoridades universitárias, familiares e amigos dos professore, também foi prestada uma homenagem aos professores eméritos Aristóteles Alvez Lyrio e Elizabeth Maria Pinheiro Gama.

O reitor Reinaldo Centoducatte destacou a importância do evento para a Universidade: “Esta sessão solene do Conselho Universitário, que tenho a honra de presidir, é muito marcante e especial para a Universidade Federal do Espírito Santo, no momento em que esta instituição completa 60 anos de edificante trajetória na educação superior do Estado e do País”.

O reitor destacou ainda, que a concessão do título de professor emérito, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário é, mais do que uma homenagem: “É um reconhecimento público àqueles que atingiram elevado grau de relevância em suas atividades acadêmicas, e que contribuíram decisivamente para a produção do saber, a busca da ciência, a multiplicação do conhecimento e o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão universitária”.

Além da homenagem, os 14 professores receberam o diploma de Professor Emérito, entregue pelo reitor e pelo diretor do Centro de Ensino no qual o professor homenageado atuou.

Conheça quem são os professores eméritos da Ufes (ordem alfabética):

- Professor Antônio Brasil Batista, do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas.

- Professor Aristóteles Alves Lyrio, do Centro Tecnológico, ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

- Professor Arlindo Gomes de Alvarenga, do Centro Tecnológico.

- Professor Carlos Larica, do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas.

- Professor Dalton Valentin Vassallo, do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências da Saúde, primeiro pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes.

- Professor Elisardo Corral Vasquez, do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências da Saúde.

- Professora Elizabeth Maria Pinheiro Gama, do Centro de Educação, ex-pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

- Professor Fausto Edmundo Lima Pereira, do Centro de Ciências da Saúde.

- Professor Francisco José Negreiros Gomes (in memoriam), do Centro Tecnológico.

- Professor Henrique de Azevedo Futuro Neto, do Centro de Ciências da Saúde.

- Professor José Plinio Baptista (in memoriam), do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas.

- Professor Klinger Marcos Barbosa Alves, do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas.

- Professor Manoel Ceciliano Salles de Almeida, do Centro de Educação, reitor da Ufes no período de 1975 a 1979.

- Professora Maria Margarida Pereira Rodrigues, do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais.

- Professor Robson Sarmento, do Departamento de Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico.

- Professora Sônia Regina Fiorim Enumo, do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho