Edufes lança livros sobre literatura e análise do discurso nesta sexta-feira, 17

16/08/2018 - 17:02  •  Atualizado 23/08/2018 10:32

A Editora da Ufes (Edufes) lança nesta sexta-feira, 17, os livros Semântica, enunciação e ensino, de Virgínia Abrahão, e Poesia brasileira: violência e testemunho, humor e resistência, de Wilberth Salgueiro, ambos professores do Departamento de Línguas e Letras da Universidade. O lançamento será às 17 horas, na Livraria da Ufes, que fica no Centro de Vivências do campus de Goiabeiras, e tem entrada gratuita.

Semântica

O livro da professora Virgínia é resultado do pós-doutorado feito pela autora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2012, assim como das aulas ministradas na Ufes, onde leciona há 27 anos. Pesquisadora da área de Semântica, seus trabalhos se destinam, principalmente, a investigar os fatores de produção de sentido e de escrita a partir da perspectiva da discursividade presente nos textos.

A obra destaca questões fundamentais sobre o significado da linguística, voltando-se para uma análise que considera cada palavra, cada texto, cada fala a partir do lugar de quem a produziu, das condições histórico-sociais de produção, do modo como foi dito e até de que leitor foi previsto. “Espero que o livro ajude na formação dos estudantes de Letras, principalmente na formação de professores”, diz Virgínia.

A professora explica que a área de Semântica é ainda desprezada nos ensinos fundamental e médio e a intenção do livro é fazer com que essas reflexões sobre a linguagem cheguem aos estudantes da educação básica. “Essa é a minha busca de muitos anos. Por isso o livro está voltado para a formação de professores”, analisa a autora.

Poesia

Tendo como área de estudos poesias brasileiras e contemporâneas, o professor Wilberth traz, em sua obra, ensaios sobre poesia e poema produzidos nos últimos 10 anos, tendo alguns já sido publicados em periódicos especializados ou como capítulos de livros, e outros apresentados em eventos da área de Literatura. “O livro reúne boa quantidade de ensaios que, de outra forma, ficariam dispersos por aí, de difícil alcance para leitores”, explica o autor, que é pós-doutor em Literatura Comparada.

O livro tem como objetos de estudo a produção poética brasileira a partir dos anos 1980; a crítica de poesia contemporânea; as relações entre poesia e testemunho; poesia e cinema; poesia e infância; formas de violência; necessidade do testemunho; e recurso do humor e arte como resistência.

Segundo Wilberth, grande parte do público que comparece a lançamentos desse tipo são também ensaístas, poetas, ficcionistas, o que faz com que esse seja “um ótimo momento para rever amigos, conhecer outros, fazer contatos e nos divertir”. No evento, para quebrar a formalidade do ritual de autógrafos, o autor pensa em fazer leituras coletivas de poemas: “No livro mesmo há dezenas de poemas excelentes, que posso analisar ou comentar brevemente”.

Professor da Ufes há 25 anos, Wilberth já publicou outros três livros de ensaio pela Edufes: Forças & Formas: aspectos da poesia brasileira contemporânea, em 2002; Lira à brasileira: erótica, poética, política, em 2007; e Prosa sobre prosa: Machado de Assis, Guimarães Rosa, Reinaldo Santos Neves e outras ficções, em 2013. Ele analisa que a editora da Universidade realiza um excelente trabalho gráfico-plástico e de revisão, além de disponibilizar o material em formato e-book para o mundo todo. “Pertencer ao catálogo da Edufes é motivo de grande alegria e orgulho para mim”, sintetiza.

Os livros podem ser adquiridos na Livraria da Ufes por R$ 33,00 (Semântica, enunciação e ensino) e R$ 45,00 (Poesia brasileira: violência e testemunho, humor e resistência). Após o lançamento, as versões virtuais das obras poderão ser baixadas por meio do site da Edufes (www.edufes.ufes.br).

Texto: Adriana Damasceno