Educação Especial na Perspectiva Inclusiva é tema de Seminário Nacional na Ufes

06/09/2018 - 10:36  •  Atualizado 12/09/2018 11:59

Discutir a inclusão de alunos da educação especial no contexto da escola regular. Este é um dos objetivos do V Seminário Nacional de Educação Especial e do XVI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva que serão realizados entre os dias 17 e 20 de setembro, no Teatro Universitário.

Os interessados podem se inscrever no site http://eventos.ufes.br/SNEE/VSNEE até o dia do evento (as vagas são limitadas).

Os seminários são realizados pelo Centro de Educação da Ufes e também vão abordar questões como a Educação Especial na perspectiva da inclusão, oportunizando aos professores da educação básica o diálogo com professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior sobre as tensões, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na escola comum, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores.

A programação contará com mesas de debate sobre políticas de inclusão escolar; reforma do Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos para a educação especial; e desafios da formação de professores na perspectiva da inclusão, entre outros.

Contexto universitário

No contexto universitário, a Ufes possui, neste semestre, 362 estudantes com deficiência, sendo 136 com necessidades especiais. Desse total, 133 estudantes informaram ter deficiência física; 127, deficiência visual; 51, auditiva; 43, intelectual; e, oito, deficiências múltiplas. Com a implantação da reserva de vagas para pessoas com deficiências, a Ufes avalia que este número será ampliado significativamente nos próximos semestres na comunidade universitária.

Buscando criar uma atmosfera de acolhimento que envolva toda a comunidade universitária, a Comissão de Acessibilidade da Ufes começa a definir um plano que objetiva contemplar as pessoas com deficiências na Universidade, além de uma campanha institucional de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente acadêmico.

Clique aqui e leia sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão de Acessibilidade.

A Comissão de Acessibilidade é presidida pelo professor do Centro de Educação e coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NaUfes), Douglas Christian Ferrari de Melo.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)