Editora da Ufes lança livro sobre o feminino na literatura de Ana Maria Machado

20/06/2018 - 18:43  •  Atualizado 10/07/2018 12:53

A Editora da Ufes (Edufes) lança nesta quinta-feira, 21, a obra O Feminino em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado – O Trançar de uma Trajetória, de autoria de Lucinei Maria Bergami. O lançamento será realizado às 10 horas, na Livraria da Ufes, localizada no campus de Goiabeiras, onde haverá um coquetel para receber os visitantes.

O livro é resultado da dissertação de mestrado de Lucinei, defendida na Ufes em 2015. Nela, a pesquisadora investiga o livro Bisa Bia, Bisa Bel (publicado pela primeira vez em 1982) e como sua autora, Ana Maria Machado, aborda questões relacionadas à mulher por meio de sua literatura.

“Escolhi estudar a obra de Ana Maria Machado pela sutileza com que ela trata o feminino, um tema tão complexo e relevante”, explica a autora, que evidencia a representação cultural do feminino em dado momento histórico e, consequentemente, as nuances transformadoras da mulher.

Em seu livro, Lucinei analisa Bia, Bel e Beta, as personagens femininas do livro, e dialoga com textos do passado e da atualidade. Sua intenção é promover reflexões e estimular o leitor a fazer inferências a respeito do percurso dessas mulheres em distintos tempos. “Espero que o público se interesse pela obra e que ela possa ser útil aos possíveis leitores, em especial aos estudiosos de Ana Maria Machado”, ressalta Lucinei.

O Feminino em Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado – O Trançar de uma Trajetória será vendido no dia do lançamento por R$ 28,00. Após o lançamento, o livro continuará disponível na Livraria da Ufes e no site da Edufes, sem taxa de frete. A obra também pode ser baixada por meio do site www.edufes.ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno