Edital seleciona empreendimentos para serem incubados pela Ufes

24/09/2015 - 11:56  •  Atualizado 28/09/2015 18:01

Você que tem o projeto de montar sua empresa guardado na gaveta, a partir do edital público de Seleção de Empreendimentos Incubados pela Ufes conta agora com a possibilidade de viabilizar a realização desse plano com o apoio de professores, estudantes e dos laboratórios de pesquisa da Universidade. As inscrições começam no dia 30 de setembro e terminam no dia 30 de outubro.

Lançado pela pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), este é o primeiro edital para empreendimentos incubados e tem como objetivo principal alavancar negócios que depois serão inseridos na sociedade, apresentando produtos inovadores. “Uma vez tendo o projeto aprovado pelos avaliadores do edital, o projeto é encaminhado para a área afim, em que a equipe técnica da Universidade avalia o mercado, aperfeiçoa o produto e, quando a empresa alcança a sua robustez, ela se ‘gradua’, ou seja, vai para o mercado”, explica o diretor do Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes (Init/PRPPG), professor Antônio Alberto Ribeiro Fernandes.

Poderão submeter propostas ao presente edital os candidatos que possuam produtos, protótipos operacionais, processos ou serviços de caráter tecnológico, modelados para serem apresentados ao mercado; apresentem Plano de Negócios que demonstre a viabilidade e o caráter inovador do projeto; tenham regularidade jurídica, fiscal e trabalhista; e aderência nas seguintes áreas de atuação: Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); Informática; Automação; Tecnologia Assistiva; Tecnologias Educacionais; Gestão da Inovação; Eletroeletrônica; Metalmecânica; Energia; Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente; Nanotecnologia; e Biotecnologia.

O edital prevê um período de dois anos, sendo possível a prorrogação por mais 12 meses, para a conclusão dos trabalhos. “Durante esse tempo, todos os envolvidos são beneficiados. Os estudantes, por exemplo, podem vislumbrar a possibilidade de montar suas empresas. Os exemplos mais conhecidos são a Microsoft e o Facebook”, acrescenta o professor. Com o lançamento desse edital, a Universidade fecha o seu ciclo da gestão de inovação tecnológica, que vem desde a criação de patente até a criação de empresas incubadas.

Informações pelo telefone 4009-7885. Confira no edital em anexo todos os documentos necessários para a inscrição, os critérios de seleção, os prazos e os formulários que precisam ser preenchidos.