Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Ufes é aprovado pela Capes

07/01/2020 - 12:26  •  Atualizado 10/01/2020 11:13

A proposta do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Ufes foi aprovada na última reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Será o primeiro doutorado em Arquitetura e Urbanismo a ser oferecido no Espírito Santo.

Segundo o coordenador do PPGAU, Bruno Rocha, a primeira turma de doutorandos terá início no segundo semestre letivo de 2020. A publicação do edital de seleção deve ocorrer entre abril e maio, e a estimativa é de que sejam disponibilizadas dez vagas. Além dos estudantes regulares, também haverá a possibilidade de inscrição na modalidade “aluno especial”.

O novo doutorado é uma oportunidade para ampliar a projeção nacional e internacional da Universidade e suprir carências na área. “Com a aprovação do curso, a Ufes pode oferecer um programa completo, com graduação, mestrado e doutorado, entregando à sociedade cientistas de alto nível”, afirma Rocha.

O doutorado oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo manterá as linhas já oferecidas no mestrado: Patrimônio, Sustentabilidade e Tecnologia; e Processos Urbanos e Políticas Físico-Territoriais.

Os requisitos para ingressar no programa ainda serão definidos em edital, porém o curso não é restrito a formados em Arquitetura. “A interdisciplinaridade é muito importante, por isso são bem-vindos candidatos de áreas como Engenharias, Geografia, Artes, entre outras”, explica o coordenador.

Texto: Vinícius Fontana