Diálogo e transparência são diretrizes da nova direção do CCAE

28/05/2020 - 17:46  •  Atualizado 29/05/2020 18:24

No dia 19 de maio, os professores Louisiane de Carvalho Nunes e Giovanni de Oliveira Garcia assumiram os cargos de diretora e vice-diretor, respectivamente, do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), localizado no campus da Ufes em Alegre. A nova direção afirma que a principal diretriz da gestão é trabalhar com diálogo e transparência com a comunidade.

Dentre as prioridades, estão a “elaboração de um plano diretor físico-territorial para o CCAE, promover o crescimento de áreas experimentais e ações de captação de recursos pelos setores produtivos, incentivar ações socioculturais, planejamento financeiro, e apoiar ações de atendimentos psicossociais que tragam melhorias à saúde mental e física de estudantes e servidores”, afirma a nova diretora.

A pesquisa eleitoral foi realizada em 11 de maio com a participação de professores, técnicos-administrativos e estudantes. A chapa Planejar, Crescer e Mudar Juntos foi eleita com 90,33% dos votos. O mandato será de quatro anos (2020-2024), sucedendo os professores Dirceu Pratissoli e Henrique Machado Dias. A eleição foi realizada de forma on-line, em razão da pandemia de COVID-19. Os debates presenciais entre os candidatos e a comunidade foram substituídos por uma live, que ocorreu em 8 de maio. A votação também foi realizada pela internet.

Perfil

Lousiane de Carvalho Nunes é professora da Ufes desde 2004, atuando no Departamento de Medicina Veterinária. Possui pós-doutorado em patologia animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e na área de plantas tóxicas pelo Poisonous Plant Research Laboratory, dos Estados Unidos. Atuou como subchefe e chefe de departamento, subcoordenadora do curso de Medicina Veterinária e como gerente do Hospital Veterinário (Hovet).

Já o professor Giovanni de Oliveira Garcia está vinculado ao Departamento de Engenharia Rural desde 2009. É doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-doutor na área de Engenharia da Água e do Solo pela Ufes. Atuou como subchefe e chefe de departamento e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal.

O CCAE oferece sete cursos de graduação, nove de pós-graduação e três áreas experimentais. O Centro ainda mantém em sua estrutura o Hovet, que é o único hospital veterinário público no Espírito Santo.

Texto: Vinícius Fontana
Foto: Isabella Martins
(professora do Departamento de Medicina Veterinária)