Dia Nacional da Visibilidade Trans será celebrado nesta sexta, 29, no Hucam

28/01/2016 - 09:56  •  Atualizado 29/01/2016 11:59

A Aliança Capixaba pela Cidadania LGBT promove nesta sexta-feira, 29, uma programação para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A ação contará com a presença da vice-reitora Ethel Maciel e terá início às 8 horas, com o hasteamento da bandeira do movimento em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras.

Às 9 horas, na capela do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), no campus da Ufes de Maruípe, haverá apresentações do grupo Poesia de Gaveta; de desenhos da militante trans Sol Maurício; do vídeo-poema “Transcorpo”, de Fabrício Fernandes; e de um teaser do vídeo “Universo Trans”, do publicitário e fotógrafo autoral de Hid Saib.

Os participantes também poderão assistir à performance “A Grande Construção do Eu”, do bailarino e coreógrafo Mattheus Shifirmmaan.

Na ocasião será apresentado o Grupo Interinstitucional que acompanhará o processo de credenciamento do ambulatório trans do Hucam. Também serão homenageados integrantes da equipe precursora do processo transexualizador do Hucam.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado desde 2004 e marca a luta pelos direitos humanos e respeito à identidade de gênero. Na ocasião, o Ministério da Saúde e entidades da sociedade civil lançaram a campanha “Travesti e Respeito”, em reconhecimento à dignidade dessa população.

Referência

O Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam) é referência no tratamento da chamada desordem do transtorno de identidade para transexuais e transgêneros. Em 2013, uma equipe coordenada pelo professor de Medicina da Ufes Jhonson Joaquim Gouvêa (atualmente aposentado), desenvolveu uma técnica inédita que não amputa o pênis nas cirurgias de redesignação sexual, mais conhecida como cirurgia de mudança de sexo. Essa técnica recebeu o nome de Cirurgia de Transgenitalização do Masculino para o Feminino com Preservação dos Corpos Cavernosos.

Texto: Thereza Marinho