Dia da Cultura Internacional celebra Angola nesta quinta-feira, 25

24/08/2016 - 17:01  •  Atualizado 25/08/2016 18:42

A Ufes celebra nesta quinta-feira, 25, mais um Dia da Cultura Internacional, dessa vez homenageando Angola. A programação terá início às 8h30, com o hasteamento da bandeira do país, na Praça das Bandeiras, em frente ao prédio da Reitoria, localizado no campus de Goiabeiras.

O evento é organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes.

A solenidade de abertura será às 9 horas, no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro), e contará com a presença do reitor Reinaldo Centoduccate. O dia também terá atividades como apresentações acadêmicas, com destaque para a apresentação do presidente da Associação Angolana no Espírito Santo - Brasil (AANGESB), Manuel Soluelo, e de estudantes angolanos que vão relatar suas experiências culturais e acadêmicas.

Prato típico

Nos Restaurantes Universitários (RU) de Goiabeiras e Maruípe, o prato típico servido será o calulu de carne seca. Na área em frente ao restaurante também haverá atividades culturais sobre Angola, com música, oficinas de dança, oficinas de turbante, e apresentação de poemas e vídeos.

A programação segue à tarde, com a exibição do filme Njinga, a rainha da Angola, às 13h30, no Cine Metrópolis.

O objetivo do Dia da Cultura Internacional na Ufes é celebrar, sempre na última quinta-feira de cada mês,  a cultura de um país com o qual a Universidade mantém acordos de cooperação acadêmica ou relações de intercâmbio de estudantes. Além disso, esse projeto tem a proposta de despertar nos estudantes o desejo de se tornarem participantes do programa de mobilidade internacional.

Confira abaixo a programação completa

8h30 – Hasteamento de bandeiras na Praça das Bandeiras, em frente à Reitoria

9h – Solenidade de abertura no auditório do LabPetro

9h20 - Apresentações acadêmicas, no auditório do LabPetro

11h às 13h30 – Prato típico no Restaurante Universitário (RU) – calulu de carne seca e atividades culturais: música, oficinas de dança, oficinas de turbante, poemas e vídeos.

13h30 – Exibição do filme: Njinga, a rainha de Angola

Texto: Daniella Camilo (bolsista de projeto de Comunicação)