Departamento de Morfologia cria programa de doação de corpos para fins acadêmicos

25/02/2019 - 19:30  •  Atualizado 28/02/2019 17:18

O estudo da anatomia humana é essencial para a formação de qualquer profissional da área da saúde. Ele permite um conhecimento estrutural e amplo de todas as partes do corpo humano. Entretanto, a escassez desse material de estudo fez com que o Departamento de Morfologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, implementasse o Programa de Doação de Corpos Humanos para fins Acadêmicos.

O objetivo principal é promover a conscientização, para a população geral e para a comunidade acadêmica, sobre a importância da doação de cadáveres humanos. Atualmente, além dos cadáveres utilizados nas aulas práticas, a Ufes conta com apenas três cadáveres não dissecados, para atender a estudantes de 11 cursos de graduação, além dos cursos de pós-graduação. Em média, 800 estudantes participam das aulas de Anatomia Humana semanalmente.

“Os cadáveres são fundamentais para o ensino e a pesquisa na área da saúde, e essenciais para a formação profissional dos nossos alunos, que terão a oportunidade de estudar e compreender o corpo humano. O contato com o cadáver é indispensável para o aprendizado e compreensão da morfologia humana e dos fenômenos saúde e doença”, ressalta o professor de Anatomia Ricardo Eustáquio da Silva.

Outro aspecto enfatizado pela área acadêmica é que o contato dos alunos com os cadáveres ajuda na formação humanística dos futuros profissionais, que aprendem a respeitar o ser humano e a lidar com a morte como um fato natural da vida. A doação dos corpos contribui também para salvar vidas, já que possibilita um conhecimento mais preciso da anatomia humana do que em modelos de plástico, adotados por algumas instituições.

“A doação é importante para o crescimento e aperfeiçoamento dos futuros profissionais, contribuindo para a melhoria do serviço prestado a toda a população”, reforça o professor Ricardo.

Procedimentos

Após o falecimento, o corpo doado será submetido a técnicas de conservação e levado para o Laboratório de Anatomia Humana da Ufes, onde os alunos da área médica poderão estudá-lo. Todos os dados são sigilosos e apenas os alunos e funcionários do laboratório terão acesso ao corpo. Além disso, todos são orientados a tratar o corpo de maneira ética e respeitosa.

A prática da doação de corpos para uso no ensino já é comum em muitos países. No Brasil, existe uma legislação que ampara e regulamenta essa doação e muitos estados brasileiros já adotam esse tipo de programa.

O Programa de Doação de Corpos é coordenado por professores do Departamento de Morfologia da Ufes. As pessoas interessadas em saber mais ou tirar dúvidas sobre o programa podem obter mais informações por meio do site sejadoador.ufes.br  , do e-mail sejadoador@ufes.br ou ainda do telefone 3335-7358.

Texto: Jorge Medina