Departamento de Informática promove evento internacional sobre Ontologia

11/09/2014 - 18:59  •  Atualizado 15/09/2014 18:11

Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Departamento de Informática da Ufes vai promover a 2ª Escola de Verão em Ontologia, que oferecerá cursos e palestras na área da Filosofia, Lógica, Modelagem de Dados e Engenharia Ontológica. As atividades acontecerão no Centro de Eventos Dom João Batista, na Praia do Canto, em Vitória.

O evento contará com a presença dos pesquisadores Nicola Guarino, da Itália; Michael Uschold, dos Estados Unidos; Michael Grüninger, do Canadá; Renata Wasserman, da Universidade de São Paulo; e Giancarlo Guizzardi, pesquisador da Ufes e um dos organizadores do evento, além de 90 participantes.

Conceito

Em Ciência da Computação, ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes.

A Escola de Verão é coordenada pelo Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (Nemo), grupo de pesquisa dedicado a estudar a aplicação de ontologias e técnicas de base ontológica, bem como de modelagem conceitual.

Por Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)