Departamento de Fonoaudiologia abre inscrições para a especialização em Disfagia

O Departamento de Fonoaudiologia, em parceria com a Fundação de Apoio Cassiano Antônio Moraes (Fucam), está com inscrições abertas, até 19 de julho, para a especialização em Disfagia. Com carga horária total de 400 horas, o curso contará com aulas teóricas e vivência, realizadas uma vez por mês, aos sábados e domingos, durante 20 meses.

Os interessados devem se dirigir à Secretaria do Departamento de Fonoaudiologia, no campus de Maruípe, com a documentação necessária para efetivar a inscrição. A seleção será por meio de análise de currículo. Das 40 vagas ofertadas, 10% serão reservadas para a concessão de bolsas, correspondendo à mensalidade e ao material didático da especialização. Os estudantes bolsistas, selecionados por critérios socioeconômicos, poderão ser convocados para desempenhar atividades de monitoria no curso.

Dificuldades de engolir

O objetivo da especialização é capacitar os profissionais de Fonoaudiologia para o tratamento eficaz da Disfagia, que se caracteriza por qualquer alteração no processo de deglutição (ato de engolir), desde a entrada do alimento na boca até a chegada dele no estômago. "Além de problemas nutricionais, há também o risco de complicações respiratórias, já que o alimento pode ir parar no pulmão, comprometendo a qualidade de vida, com possibilidade de óbito", explica a professora Elma Heitmann, que coordena a especialização.

Mais informações sobre as inscrições, o processo seletivo, as mensalidades, entre outras, podem ser obtidas na página da Fucam (acesse aqui).

Texto: Nábila Corrêa