Deborah Colker apresenta espetáculo no Teatro Universitário

28/03/2018 - 17:26  •  Atualizado 11/04/2018 12:42

O Teatro Universitário recebe nos dias 31 de março e 1º de abril o espetáculo Cão sem Plumas, da premiada bailarina e coreógrafa Deborah Colker. Com 13 bailarinos em cena, a apresentação da Companhia de Dança Deborah Colker desvenda, em ritmo de balé e cinema, as coisas inconcebíveis que não deveriam ser permitidas. A trilha sonora é do músico do Nação Zumbi Jorge Du Peixe e Lirinha, e traz sonoridades nordestinas. As cenas de um filme realizado por Deborah e pelo pernambucano Cláudio Assis são projetadas no fundo do palco e dialogam com os bailarinos.

A coreografia é inspirada em poema de João Cabral de Melo Neto, de 1950, que dá nome ao espetáculo. A poesia de João Cabral, que sustenta a montagem, tem como referência o Rio Capibaribe em seu percurso até o litoral e fala sobre a vida do povo brasileiro ribeirinho, dos bichos e da natureza nesse trajeto. Deborah Colker, ao reinterpretar o poeta juntamente com o cineasta Cláudio Assis, refaz o percurso geográfico e poético de Cabral, elaborando uma perspectiva audiovisual que interage com a dança no espetáculo.

O espetáculo, de 70 minutos, traz a dança misturada ao cinema e revela a destruição da natureza, as crianças e a vida e suas representações. A coreografia se sustenta no conceito de construção de um bicho-homem e, para isso, a artista recorre a manifestações culturais de Pernambuco, como o maracatu e o coco, se valendo, também, do samba, do jongo, do kuduro e outras danças populares.

Serviço:

Cão sem Plumas
Local: Teatro Universitário
Dias/horários: 31/3, às 21h; 1°/4, às 19h
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro, no campus de Goiabeiras, das 15h às 20 horas, ou pelo site www.tudus.com.br.

Texto: Luiz Vital