Debates e atividades culturais integram a 3ª semana de evento pelos Direitos Humanos

29/11/2018 - 18:13  •  Atualizado 02/12/2018 20:42

Começa na próxima segunda-feira, 3, a semana de palestras, rodas de conversa e atividades culturais que integram a programação do evento 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos, no campus de Goiabeiras. O evento teve início no dia 20 de novembro e vai até 10 de dezembro, em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Abrindo a programação da semana, será realizada no Cine Metrópolis, a partir das 14 horas, uma roda de conversa sobre Rede de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência em Vitória. Participarão do debate a juíza do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Herminia Azoury; a representante da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), Fernanda Brauner; e as professoras Cláudia Murta, Maria Beatriz Nader e Francielli Mirabotti. A mediação será da professora do Departamento de Direito da Ufes, Brunela Vincenzi.

Em uma tenda montada em frente ao Restaurante Universitário haverá, a partir das 12 horas, a apresentação dos grupos Arakorin e Afrodiáspora.

Durante toda a semana, serão abordados temas como Violência contra a Mulher; Direitos Humanos e Segurança Pública; Assédio sexual e moral; Mulheres na política e a política para mulheres; entre outros. Veja abaixo a programação completa.

Diversidade

O evento 21 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos teve início no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o hasteamento da bandeira dos Direitos Humanos em frente ao Teatro Universitário. No dia 22, foi realizado o seminário Respeita as Mina!, com o objetivo de promover o diálogo sobre a violência de gênero contra mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

Já entre os dias 26 e 28 de novembro, o Cine Metrópolis sediou a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, com a exibição de 15 filmes que abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente. A mostra, que também contou com debates, foi realizada simultaneamente nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, com entrada gratuita.

Encerrando a programação, no dia 11 de dezembro o professor catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos vai ministrar a palestra As Epistemologias do Sul e a Defesa da Universidade, às 18h30, no Teatro Universitário. Devido à capacidade do Teatro, a participação neste evento depende de inscrição prévia.

70 anos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos, foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A elaboração do documento, liderada por dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós-guerra, foi motivada pela um reflexo da barbárie da Segunda Guerra Mundial, e teve o objetivo de estabelecer diretrizes para a construção de um mundo sob novos alicerces ideológicos.

Confira a programação da semana:

Dia 03

Cine Metrópolis, às 14 horas

Roda de Conversa: Rede de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência em Vitória

Debatedoras: Claudia Murta, Fernanda Brauner, Francielli Mirabott, Herminia Azoury e Maria Beatriz Nader

12h - Grupo Arakorin
13h - Grupo Afrodiáspora

Dia 04

Cine Metrópolis, às 14 horas

Palestra: A mulher e o universo do trabalho após 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Dra. Ana Paula Tauceda – TRT/ES

10h – Núcleo de Pesquisa sobre Sexualidade
13h - Grupo Erê ecoa