Cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia obtém nota máxima no Enade

19/12/2014 - 09:47  •  Atualizado 23/12/2014 10:26

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 18, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2013. Dos 16 cursos da Ufes que participaram do exame, três obtiveram nota máxima (5) e 10, nota 4. Os cursos com a média maior foram Medicina (Vitória), Medicina Veterinária (Alegre) e Zootecnia (Alegre).

Segundo o chefe de gabinete da Reitoria, Edebrande Cavalieri, “o Enade é um instrumento importante porque se trata de uma avaliação externa, isto é, os instrumentos avaliativos são constituídos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais)”.  O Enade tem dois instrumentos avaliativos: um questionário sobre a infraestrutura do curso e a prova objetiva, ambos compõem o conceito dos cursos.

O professor explica também que os bons indicadores permitem novos horizontes aos cursos. “No caso de Medicina, por exemplo, com a média 5, o curso pode entrar em outro processo avaliativo, que é Arcu-Sul (Sistema de Acreditação de Cursos Universitários)”, disse o professor. O Arcu-Sul é um sistema de avaliação da qualidade dos cursos de graduação dos países membros do Mercosul.

Os cursos avaliados com nota quatro foram: Nutrição (Vitória), Fonoaudiologia (Vitória), Agronomia (Alegre), Agronomia (São Mateus), Enfermagem (São Mateus), Farmácia (Vitória), Farmácia (São Mateus), Farmácia (Alegre), Fisioterapia (Vitória) e Odontologia (Vitória).

Para Edebrande, “institucionalmente, o fortalecimento da graduação, com essas notas acima da média, permite o ingresso de bons pesquisadores nos cursos de pós-graduação. Isso também repercute no mercado de trabalho”.

O curso de Serviço Social (Alegre) ficou com nota três, e os cursos de Educação Física (bacharelado-Vitória) e Enfermagem e Obstetrícia (Vitória) tiveram nota dois. “Nós vamos nos empenhar em verificar o que gerou essas notas”, disse o professor.

Por Letícia Nassar