Curso gratuito de árabe começa dia 4 de março. Inscrições abertas

23/02/2017 - 16:25  •  Atualizado 02/03/2017 16:01

Começa no próximo dia 4 de março, no campus de Goiabeiras, uma nova turma do curso de árabe. O curso faz parte do projeto de extensão “Árabe Vitória”, que objetiva aproximar a comunidade capixaba da língua e cultura árabe. O curso é aberto a qualquer pessoa interessada, não sendo necessário ter vínculo com a Universidade.

As aulas são gratuitas e ministradas aos sábados, das 14 às 16 horas, pelo professor líbio Hadi Ahmed Khalifa, em quatro módulos de 80 horas, totalizando carga horária de 320 horas. A cada módulo será emitido um certificado para os participantes.

Segundo o professor Hadi Khalifa, o projeto vem surpreendendo a cada ano.  “O interesse pela cultura e pela língua árabe sempre despertou muita curiosidade no ser humano. Pessoas do mundo todo estudam a língua, seja para o trabalho, viagem, religião, cultura ou lazer”, afirma.

A língua árabe é idioma oficial em 26 países, mas, por ser um idioma no qual o Corão, o livro sagrado do Islã, foi escrito, a língua é corrente em 58 países. Ao todo, mais de 500 milhões de pessoas falam o idioma.

Ele é realizado em parceria com o programa “Entre Comunidades”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Não há cobrança taxas de inscrição ou mensalidade. Os interessados que quiserem mais informações devem entrar em contato por meio do telefone 3145-5384 ou acessar o grupo do curso no Facebook: https://www.facebook.com/groups/871068722949388/ . Inscrições podem ser feitas diretamente por meio do endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/1PQQP_grNtu4ei1VGxJdfaggbST2Drg6ezF-_4xjV6ng/prefill .

Cátedra

O Projeto “Árabe Vitória” conta com o apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, um selo que a Ufes recebeu das Organizações das Nações Unidas (ONU) pelo reconhecimento dos trabalhos desenvolvimentos na Universidade na área de Direito Internacional e refugiados.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello foi criada em 2013 em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e tem como objetivo de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, promovendo a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes sobre o assunto, além de priorizar o trabalho direto com as pessoas refugiadas e a sua inclusão na vida acadêmica, bem como desenvolver atividades que objetivem a incorporação da temática do refúgio na agenda acadêmica da instituição.

Com o selo, a Ufes vem aprofundando suas atividades relacionadas ao tema no ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é ajudar refugiados que chegam ao Espírito Santo. Um exemplo disso foi o acréscimo da disciplina Direito Internacional dos Refugiados e Migrantes na grade curricular do curso de Direito. A Ufes pretende ainda oferecer vestibular especial para os estrangeiros e aulas de português.

Para a professora do Departamento de Direito e co-titular da Cátedra, Brunela Vincenzi, esse selo representa um reconhecimento de que a Ufes é uma instituição de ensino de excelência e pode ser parceira da ONU, e com isso, ajudar nas questões humanitárias.

Texto: Jorge Medina