Curso de inglês voltado para pesquisadores recebe inscrições até quarta, 24

23/01/2018 - 09:46  •  Atualizado 24/01/2018 10:07

Terminam nesta quarta-feira, 24, as inscrições para o curso de proficiência em língua inglesa Researcher Connect, ofertado pela Secretaria de Relações Internacionais da Ufes em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Conselho Britânico (Newton Fund).

O programa Researcher Connect é formado por cursos de curta duração voltados para pesquisadores de variadas áreas do conhecimento e dividido em pequenos módulos interativos, com o objetivo de desenvolver habilidades de comunicação em contextos internacionais e multiculturais. As aulas são em inglês e buscam aprimorar as habilidades de comunicação científica. Os participantes aprendem técnicas para diversas situações: apresentações orais, escrita acadêmica, redação de artigos para periódicos, escrita de propostas de projetos, elaboração de resumos, entre outras.

Os módulos do curso são: Foundation Module, Abstracts, Academic Collaboration e Persuasive Proposals. São oferecidas 20 vagas, mais 10 vagas no cadastro de reserva, em caso de desistência de candidatos selecionados. Caso não haja candidatos aptos em quantidade suficiente, poderão ser ofertadas vagas para docentes e pesquisadores de outras instituições. Para a contagem de vagas será considerada a ordem de inscrição.

As aulas ocorrerão nos dias 5, 6 e 7 de março, no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Ufes (DDP), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Seleção

De acordo com o edital, os critérios de seleção são: ser docente ou pesquisador da Ufes (preferencialmente), vinculado a programa de pós-graduação da Ufes (preferencialmente), com trabalhos em temas relevantes ao desenvolvimento econômico e bem-estar social, de variadas áreas do conhecimento. Quanto ao nível acadêmico, é preciso ser professor em início de carreira (com até 10 anos de formação, a contar da data de obtenção do último grau) ou estudante de doutorado (preferencialmente vinculado à Ufes) ou pesquisador em pós-doutorado (preferencialmente vinculado à Ufes).

Entre os critérios de seleção, também estão o nível de proficiência em inglês, que será avaliado por meio de teste OPT (On-line Placement Test), a ser ofertado pelo Conselho Britânico, de caráter eliminatório e ter currículo cadastrado na plataforma Lattes. Ainda segundo o edital, será concedida preferência a candidatos que não tenham realizado esse curso em edições anteriores.

Os interessados em participar do curso devem preencher o formulário eletrônico disponível na página https://goo.gl/forms/ce4tn7dsMEFnJQh52. As normas do processo estão descritas no edital (veja abaixo).

Informações e dúvidas pelo e-mail idiomas.sri@ufes.br ou pelo telefone (27) 3145-9205.

Texto: Letícia Nassar

Edição: Ana Paula Vieira