Curso de Filosofia EAD recebe nota máxima em avaliação feita pelo Inep

13/06/2018 - 18:45  •  Atualizado 20/06/2018 10:21

O curso de Licenciatura em Filosofia na modalidade de ensino a distância (EAD), ofertado pela Secretaria de Ensino a Distância (Sead) da Ufes recebeu nota 5, que é o conceito máximo concedido em avaliações para reconhecimento de curso. O resultado final da avaliação foi divulgado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Mec.

A análise de qualidade considera diversos critérios relativos à organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Segundo o professor Edebrande Cavalieri, coordenador da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes, poucos cursos avaliados pelo Inep recebem essa nota, pois são vários itens analisados: "é necessário que o curso esteja em grau de excelência em todos os descritores para receber nota máxima", explica.

A coordenadora do curso, professora Claudia Murta, ressalta que a nota máxima recebida é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe de gestores, professores, tutores e designs do curso de Filosofia, modalidade EAD, bem como a consolidação do trabalho desenvolvido na Sead desde 2000: "A média geral dos cursos a distância no país é em torno de 3. Por isso a nota do curso de Filosofia da Sead foi bastante celebrada", explica a coordenadora.

Interiorização

O curso de Filosofia a distância entrou em funcionamento em 2014, pelo edital de formação de professores da Educação Básica (Parfor), após pesquisas realizadas junto à Secretaria Estadual de Educação apontar defasagem de professores dessa área na rede pública de ensino. "Como havia uma ampla necessidade, já que o curso presencial de Filosofia não conseguia abranger todo o estado, nós lançamos o curso a distância, com 360 vagas, em 12 polos, distribuídos pelo interior do Espírito Santo", explica a professora Claudia Murta, coordenadora do curso.

Os primeiros estudantes do curso irão se formar em 2018 e há previsão de abertura de novas turmas de Filosofia em 2019, modalidade EAD, também com polos no interior, por meio de processos seletivos próprios.

A professora ressalta a importância de interiorizar o conhecimento, especialmente as licenciaturas, por meio da educação a distância: "Essa modalidade, além de utilizar tecnologias, trabalha com o conceito de educação aberta, uma forma diferenciada de pensar a educação.

Ela também destaca a importância da integração de outros setores da Ufes na conquista dessa nota: "Contamos com a parceria de outros setores da Universidade, como a Pró-Reitoria de Graduação, buscando a valorização de todas as diretrizes curriculares referentes às licenciaturas, como a implementação dos temas transversais", finaliza a coordenadora Claudia Murta.

Texto: Nábila Corrêa