Curso de Bacharelado em Física recebe nota 4 em avaliação do MEC

25/05/2018 - 17:36  •  Atualizado 05/06/2018 10:46

O curso de Bacharelado em Física da Ufes recebeu nota 4 (a nota máxima é 5) na avaliação realizada pela Comissão de Visita in loco designada pelo Inep/MEC. A visita ocorreu nos dias 10 e 11 de maio, mas o relatório com o resultado da avaliação foi entregue na última quarta-feira, 23.

A comissão apontou as seguintes médias por dimensão: Dimensão 1 (Organização Didático-Pedagógica) - conceito 4,07; Dimensão 2 (Corpo Docente) - conceito 4,55; e Dimensão 3 (Infraestrutura) - conceito 4,44;

“A nota 4 representa um conceito muito bom, poucas instituições recebem esse conceito nos cursos avaliados pelas comissões do Inep/MEC”, afirma o secretário de Avaliação Institucional da Ufes, Edebrande Cavalieri.

Ele explicou que, no caso do curso de Física, a nota foi arredondada para baixo, uma vez que a média geral ficou abaixo de 4,5. Quando a média é acima de 4,5, a nota é arredondada para 5.

Além do empenho da direção do Centro, da coordenação do curso, dos professores e dos servidores técnicos que se empenharam para o sucesso da avaliação, o secretário destacou a participação dos alunos do curso no processo: “Os alunos manifestaram profundo reconhecimento à importância do processo. Na reunião com os avaliadores eles compareceram de forma maciça, o que é raro ver. Estão de parabéns”, disse Cavalieri.

O curso

O curso de Física da Ufes - Licenciatura Plena e Bacharelado é reconhecido pelo MEC desde dezembro de 1980, sendo vinculado pedagógica e administrativamente ao Centro de Ciências Exatas.

Atualmente o curso disponibiliza 100 vagas por ano sendo 60 vagas no turno diurno, destinadas ao Bacharelado e à  Licenciatura; e 40 vagas no turno noturno, destinadas exclusivamente à Licenciatura.

Atualmente, os cursos de Licenciatura Plena e Bacharelado em Física possuem, juntos, 272 alunos.

Texto: Thereza Marinho