Curador do MAC de Niterói participa de roda de conversa na Ufes, nesta sexta, 27

Para encerrar a série de atividades relacionadas à mostra Ao Redor do Sono, em exibição na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Ufes, os organizadores realizam nesta sexta-feira, 27, uma roda de conversa com o tema Entre o cansaço e a preguiça: sobre corpos que tombam.

Participam do debate o curador do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, Raphael Fonseca, a professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) da Ufes Aline Dias e a mestranda Camila Dias, do Programa de Pós-Graduação em Artes, que é a responsável pelo projeto Elegia do sono, contemplado pelo edital setorial de Artes Visuais da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

A roda de conversa, que abordará também o processo de curadoria dessa mostra, ocorrerá às 15 horas, no auditório do Centro de Artes, localizado no Cemuni 4, no campus de Goiabeiras.

Em seguida, às 17 horas, haverá o lançamento e a distribuição do livro Ao redor do sono, na GAP, localizada no Centro de Vivências do mesmo campus. A publicação foi feita pelos artistas envolvidos na mostra.

Sobre a mostra

Participam da exposição os artistas Aline Dias, Ana Lucia Viela, Augusto Benetti, Camila Silva, Diego Rayck, Elke Coelho, Gisele Ribeiro, Julia Amaral, Murilo Paoli, Raquel Stolf, Raquel Garbelotti e Tom Boechat, pesquisadores de Vitória, Florianópolis, Goiânia e Londrina, que responderam à questão do sono com abordagens e perspectivas singulares.

Um dos pontos de partida para a criação da exposição foi o livro 24/7 Capitalismo tardio e os fins do sono, do crítico de arte norte-americano Jonathan Crary. Na obra, o autor analisa o regime temporal de consumo e trabalho do mundo contemporâneo e como essa disponibilidade ininterrupta esfacela pausas e ritmos fundamentais para a atividade reflexiva.

A mostra coletiva Ao Redor do Sono fica aberta para visitação na GAP, com entrada gratuita, até 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 4009-2586.

Outros dados sobre a mostra estão disponíveis no site elegiadosono.wixsite.com/sono e no perfil @projetosono, nas redes sociais.

 

Texto: Lidia Neves e Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.