Criada coordenadoria para cuidar do meio ambiente nos quatro campi

11/06/2014 - 18:11  •  Atualizado 13/06/2014 17:50
Com o objetivo de tratar exclusivamente do “universo verde” dos quatro campi, a Ufes implantou a Coordenação de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A nova estrutura, criada no final de abril, está ligada à Prefeitura Universitária e é coordenada pelo engenheiro ambiental, Renato Castro.

O principal desafio da coordenadoria é mudar procedimentos internos a fim de estimular a preservação de todas as formas de vida existentes nos campi. Para isso serão desenvolvidas ações que incentivem o consumo responsável, o combate ao desperdício e a responsabilidade socioambiental, além do planejamento, coordenação e execução de estudos e pesquisas ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

“Com a nova estrutura, que trata exclusivamente de questões ambientais, acabamos com uma lacuna que sempre existiu na Ufes”, afirma Castro.

Entre as prioridades estão a redução do consumo de água, energia e de materiais descartáveis usados na Universidade, além da distribuição de lixeiras para coleta seletiva em todos os campi. A coordenadoria contará com o apoio de três engenheiros, florestais e civis, e com a parceria do Ministério do Meio Ambiente para a elaboração de diversos projetos.

Por Jessyka Saquetto, com foto de Maria Luiza Silva (bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho)