Coral da Ufes abre inscrições para ingresso de novos coristas

19/03/2019 - 15:42  •  Atualizado 21/03/2019 16:17

O Coral da Ufes inicia, nesta terça-feira, 19, o período de audições para ingresso de 50 novos coristas interessados em participar das apresentações realizadas pelo grupo. Abertas a toda a comunidade, as audições vão acontecer até o dia 18 de abril, às terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na sala do Coral, localizada no prédio da Editora da Ufes (Edufes), campus de Goiabeiras.

Para participar, basta que o interessado tenha mais de 13 anos de idade e compareça para a audição individual, que classificará o candidato de acordo com o naipe de sua voz. Segundo um dos regentes do coro, o músico Jean Molinari, o Coral da Ufes possui quatro naipes e cada um deles refere-se a um tipo de voz. “Mulheres podem ser sopranos ou contraltos, enquanto homens podem ser tenores ou baixos. Na audição, vamos classificar a pessoa vocalmente para cantar em um dos naipes”, explica ele.

Os candidatos não precisam ter conhecimentos prévios de música ou canto e as audições consistem na realização de um rápido exercício de técnica vocal. O resultado é divulgado logo após a avaliação da voz.

Os novos coristas participarão dos ensaios que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h30 às 13 horas, na sala do Coral, além das apresentações do grupo.

O Coral

Fundado em 1976, o coro é regido pelos maestros Cláudio Modesto (desde 1980) e Jean Molinari, que assumiu este ano. Composto por estudantes, professores e servidores da Ufes, além de pessoas da comunidade externa, tem como proposta promover o despertar do interesse e a valorização da cultura por meio da música.

Atuando dentro e fora da Universidade, o Coral proporciona ao corista a oportunidade de apresentar-se em público, exercitando sua musicalidade e seus dons artísticos, beneficiando a socialização, a autoestima e o bem-estar físico e mental.

Mais informações sobre as audições podem ser obtidas com os maestros nos dias e horários das audições ou pelos e-mails jean.molinari@ufes.br e claudiomodesto@ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno