Convênio viabiliza intercâmbio no exterior para estudantes de Educação Física

12/07/2018 - 11:56  •  Atualizado 17/07/2018 11:59

O Centro de Educação Física e Desportos da Ufes foi aceito como membro da Internacional Sport and Culture Association - ISCA (Associação Internacional de Esporte e Cultura, com sede em Copenhague, Dinamarca), após ser submetido e aprovado na Assembleia Internacional Sport and Culture Sports. Por meio do convênio, o Centro pode enviar até três alunos da graduação por semestre para estudar na Dinamarca, com bolsas de estudos parciais custeadas pela associação.

A ISCA é uma plataforma global aberta a organizações que trabalham no campo do esporte para todos, esportes recreativos e atividade física. Criada em 1995, a Associação conta com 231 organizações membros, entre ONGs internacionais e instituições do setor público e privado. Seus 40 milhões de membros individuais de 83 países nos cinco continentes representam um grupo diversificado de pessoas ativas em atividades juvenis, esportivas e culturais.

O estudante Mateus Poltronieri, 24 anos, foi o primeiro do CEFD a ser beneficiado pelo convênio e, em janeiro deste ano, foi para a escola Gymnastik og Idraestshojskolen (GIV), localizada na cidade de Viborg, na região da Jutlândia, Dinamarca. Ele conta que sua rotina era de aulas nos períodos da manhã e da tarde.

“A escola possui uma estrutura de equipamentos e espaços que podem ser utilizados em horários livres para atividades extras, como jogos, competições, noite temáticas e outros”, afirma. Mateus conta ainda que a viagem lhe proporcionou a oportunidade de passar uma semana em uma estação de esqui na Itália, onde aprendeu a praticar snowboard, e a realização do desafio dos 1000 km em 36 horas seguidas de atividades físicas que desafiam o corpo e a mente.

Iniciativa

A iniciativa do convênio com a ISCA foi da professora Paula Cristina da Costa Silva, coordenadora do Laboratório de Ginástica (Labgin), projeto criado em 2010, que oferece ginastica para alunos e servidores da Universidade.

As escolas envolvidas fazem parte de um sistema ensino não formal dinamarquês que foca na vivência da ginastica, dança e esporte, contemplando também atividades culturais e viagens.

A professora explica que a grade curricular e as atividades avaliativas visam à formação de um jovem líder, que consegue interagir na sociedade de diferentes formas.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)