Controle de frequência e jornada de trabalho na pauta da reunião do Consuni

29/08/2013 - 14:58  •  Atualizado 29/08/2013 20:09

Por Thereza Marinho

O projeto de resolução que visa regulamentar o sistema de controle de frequência e a jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos da Ufes está na pauta da reunião ordinária do Conselho Universitário (Consuni) que será realizada nesta quinta-feira, 29, a partir das 15 horas.

O projeto a ser apresentado ao Conselho determina que a carga horária diária de trabalho dos servidores técnico-administrativos, com exceção daqueles que possuem legislação própria, será de 40 horas semanais, com jornada de oito horas diárias, que poderá ser cumprida dos seguintes modos: em dois turnos, com intervalo de uma hora para alimentação; em dois turnos, com intervalo de duas horas para alimentação; em dois turnos, com intervalo de três horas para repouso e alimentação; ou em um único turno de sete horas, sem interrupção ou intervalo, com uma hora de sobreaviso que poderá ser cumprida pelo servidor fora da repartição.

Seis horas

A resolução propõe ainda que poderá ser adotada junto a determinados setores da Universidade a jornada de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais, observando requisitos previstos em lei. Segundo o artigo 3º do Decreto 1.590/1995, “quando os serviços exigirem atividades contínuas de regime de turnos ou escalas, em período igual ou superior a doze horas ininterruptas, em função de atendimento ao público ou trabalho no período noturno, é facultado ao dirigente máximo do órgão ou da entidade autorizar os servidores a cumprir jornada de trabalho de seis horas diárias e carga horária de trinta horas semanais, devendo-se, neste caso, dispensar o intervalo para refeições".

Segundo o projeto, o controle da jornada de trabalho dos servidores será realizado por meio do sistema de ponto biométrico, estando dispensados deste controle, por amparo legal os ocupantes de Cargos de Direção (CDs) e servidores docentes.

O projeto de resolução apresentado resulta de um amplo debate interno que vem sendo realizado pela Reitoria, ouvindo os servidores em todas as unidades da Universidade e visando à adoção de critérios para o controle de frequência dentro do que prevê a legislação, observadas as particularidades dos diversos setores e serviços desenvolvidos pela Ufes. Após a apresentação do projeto na reunião, seu conteúdo deverá se analisado e votado pelos membros do Conselho Universitário.