Conteúdo didático dos cursos a distância da Ufes está disponível ao público

14/11/2018 - 17:23  •  Atualizado 20/11/2018 09:39

Os recursos didáticos produzidos para o cursos da Secretaria de Educação a Distância da Ufes (Sead) estarão agora à disposição de todo o público. Estão disponibilizados, até o momento, cerca de 94 videoaulas, 54 livros, 11 jogos e animações, dentre outros recursos educacionais produzidos para os cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento nas áreas de Artes, Química, Ciências Contábeis, História, Biologia, Dimensões da Humanização, Educação do Campo e Gestão Pública.

O acervo digital da Sead está disponível no site https://acervodigital.eadufes.org/ . A professora responsável pelo projeto, Leticia Pedruzzi Fonseca, explica que há ainda muito material a ser incluído no acervo da Sead, que vem sendo atualizado semanalmente. “Estamos fazendo uma força-tarefa para conseguir as autorizações dos autores dos recursos educacionais, ou seja, dos professores conteudistas”, afirma Letícia, que coordena o Laboratório de Design Instrucional (LDI), onde foi realizada a preparação do acervo para disponibilização.

Dentre os recursos compartilhados, a professora destaca os livros interativos: “Ao contrário do formato PDF tradicional, que apenas permite a leitura, a versão interativa inclui funções como pular capítulos, acessar recursos visuais e outras informações referenciadas no texto, como a pronúncia de nomes estrangeiros, por exemplo”, explica Letícia.

A coordenadora acrescenta que, além da autorização para acesso e leitura, os autores do material produzido na Sead também podem conceder outros tipos de permissão: “as licenças concedidas pelos autores podem ser para fazer download e ler o material, remixá-lo, e até mesmo produzir um terceiro conteúdo, mantendo os créditos. Isso fica a critério do professor que produziu o recurso didático, de acordo com o tipo de licença Creative Commons escolhida por ele (saiba mais aqui)”.

Recursos Educacionais Abertos

A diretora da Secretaria de Educação à Distância (Sead), professora Maria José Campos Rodrigues, afirma que o compartilhamento  dos recursos didáticos ead da Universidade estão de acordo com a  política de Recursos Educacionais Abertos (REAS),  promovida a partir de 2017 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de sua Diretoria de Educação a Distância (DED).

Segundo ela, dentro do contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da qual os projetos da Sead-Ufes fazem parte, os professores conteudistas recebiam bolsas para produzir os recursos educativos utilizados pelos estudantes. “Como agora temos muito material produzido no Brasil inteiro, a nova política da DED é que sejam compartilhados esses objetos de aprendizagem já existentes, quando forem abertos cursos semelhantes”, conclui a diretora.

Texto: Nábila Corrêa