Consuni aprova concessão de Doutor Honoris Causa a Hermógenes Fonseca

31/01/2014 - 15:03  •  Atualizado 04/02/2014 09:28

Por Ana Paula Vieira

O Conselho Universitário da Ufes aprovou, em reunião realizada na última quinta-feira, 30 de janeiro, a concessão do título de Doutor Honoris Causa (In Memorian) a Hermógenes Lima Fonseca, personalidade capixaba que se destacou como folclorista e pesquisador da cultura capixaba e brasileira.

O título de Doutor Honoris Causa é um título honorífico concedido por Universidades a pessoas que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham destacado em determinada área, como artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias.

A concessão do título foi proposta pelo reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, que aponta para a importância de Hermógenes Lima Fonseca pela relevante e histórica contribuição dada à cultura capixaba como folclorista, escritor e pesquisador. Além disso, o reitor destaca que o homenageado foi uma pessoa fundamental para o conhecimento, valorização e preservação do acervo do patrimônio imaterial capixaba.

Perfil

Também conhecido como Mestre Armojo, Hermógenes Lima Fonseca nasceu em Conceição da Barra no dia 12 de dezembro de 1916 e faleceu em 16 de maio de 1996. Formou-se contador pela Escola Superior de Comércio de Vitória, mas também marcou sua trajetória como folclorista, jornalista e político.

Como político e membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi eleito vereador (pela sigla do Partido Republicano, visto que o PCB já havia voltado à ilegalidade) de Vitória com a maior votação proporcional da história do município até os dias de hoje, obtendo aproximadamente 10,45% dos votos válidos.

Hermógenes teve mais de 10 obras publicadas, foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, da Comissão Espírito-santense de Folclore e do Conselho Regional de Contabilidade, do qual também foi presidente. Como jornalista foi colaborador, entre outros, dos jornais "A Gazeta" e "A Tribuna" e diretor do jornal "Folha Capixaba".

Imagem: Internet