Conselho de Curadores tem nova presidência

Por Luiz Vital

O professor Mário Cláudio Simões, do Departamento de Línguas e Letras, do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), foi eleito presidente do Conselho de Curadores da Ufes para um mandato de um ano. Como vice-presidente foi escolhido o servidor técnico-administrativo Fernando Coutinho Bissoli, contador lotado no Centro de Ciências Exatas (CCE). Ambos assumem nessa segunda-feira, 27.

O Conselho de Curadores é um órgão composto por 10 membros e tem a função deliberativa e consultiva de fiscalização econômico-financeira da universidade. Fazem parte do Conselho três representantes dos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão; um representante do Ministério da Educação, um da comunidade, um dos servidores técnico-administrativos e um dos estudantes.

O conselho acompanha e fiscaliza a execução orçamentária da Ufes, e aprova os balancetes financeiros e as prestações de contas da universidade, para serem enviadas à Controladoria Geral da União (CGU). “O conselho é importante porque dá transparência às questões econômico-financeiras da Ufes, tanto para a comunidade universitária como para a sociedade”, observa Mário Simões. O presidente e vice-presidente são eleitos anualmente pelos próprios membros do conselho.

Perfil

O professor Mário Cláudio Simões é pós-graduado em Literatura de Língua Inglesa pela UFSC, tendo atuado como chefe do Departamento de Línguas e Letras, coordenador do Centro de Línguas, diretor do Departamento de Apoio Acadêmico ao Estudante da Prograd, e presidente da Comissão de Legislação e Normas do Conselho Universitário. Atualmente é coordenador do curso de Letras-Inglês e membro suplente da Comissão de Ética da Ufes.