Confira os programas de pós-graduação com seleções abertas em agosto

21/08/2019 - 12:19  •  Atualizado 27/08/2019 18:22

Os programas de pós-graduação com inscrições abertas no mês de agosto somam mais de 180 oportunidades de ingresso no 1º semestre de 2020. No campus de Goiabeiras, os interessados podem se inscrever nos programas de Comunicação e Territorialidades, Economia, Educação, Engenharia Civil, Filosofia e História. Já no campus de São Mateus, as vagas são para os cursos de Energia e de Ensino na Educação Básica.

História

Seguem, até 30 de agosto, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em História, com oferta de 20 vagas para o curso de mestrado e 16 para o de doutorado. Os interessados devem enviar a documentação exigida para o e-mail mestrado.historia.ufes@gmail.com ou doutorado.historia.ufes@gmail.com.

Será cobrada taxa de R$ 130 para mestrado e de R$ 180 para doutorado.

Filosofia

O curso do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, organizado em rede, está oferecendo dez vagas em seu polo na Ufes, para professores de Filosofia em exercício na Educação Básica. Os candidatos podem se inscrever até o dia 31 de agosto, no endereço http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/. Será cobrada taxa de R$ 60.

Economia

O Programa de Pós-Graduação em Economia divulgou seleção para cinco vagas em seu curso de doutorado. As inscrições podem ser feitas até 13 de setembro, na Secretaria Unificada dos Programas de Pós-graduação, prédio ED II, campus de Goiabeiras, ou via Sedex, com comprovante de envio encaminhado pelo e-mail pos.economia@ufes.br. As cartas de recomendação devem ser enviadas também por esse e-mail, até a data final do prazo de inscrição.

Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação recebe inscrições para 19 vagas de mestrado e 29 de doutorado, distribuídas pelas linhas de pesquisa do programa e por orientador. Os interessados podem se inscrever até 13 de setembro na Secretaria do Programa, no campus de Goiabeiras, ou pelos Correios. Será cobrada taxa de R$ 120, e a isenção pode ser solicitada até 30 de agosto.

O Programa é voltado para egressos de cursos de licenciatura plena e de cursos nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas. Candidatos de outros cursos deverão comprovar o exercício do magistério em instituição de ensino superior há pelo menos dois anos. Já o curso de doutorado tem como público-alvo os portadores de diploma de curso de mestrado acadêmico ou profissional.

Ensino na Educação Básica

O Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica abriu 37 vagas em seu mestrado acadêmico, distribuídas entre os orientadores das linhas de pesquisa Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química) e Ensino, Sociedade e Cultura (Ciências Humanas e Sociais). Os interessados podem se inscrever até 13 de setembro.

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição on-line (clique aqui) e imprimir a cópia enviada para seu e-mail, a qual deverá ser entregue, juntamente com o restante da documentação, na Secretaria Unificada de Pós-Graduação (Supgrad), do campus de São Mateus, ou por correspondência (via Sedex, com AR). Podem se candidatar todos os portadores de diploma de curso superior (tecnólogos, bacharéis e licenciados), bem como concluintes de cursos de graduação.

Dúvidas podem ser tiradas pelos contatos supgrad.ceunes@ufes.br; maria.salim@ufes.br; (27) 3312-1563 e 3312-1702.

Engenharia Civil (mestrado)

Estão abertas, até 23 de setembro, as inscrições para 24 vagas de mestrado em Engenharia Civil. As oportunidades estão distribuídas entre os orientadores das linhas de pesquisa Construção Civil e Estruturas, com 12 vagas cada uma. O público-alvo da seleção varia conforme a linha de pesquisa.

Os interessados podem se inscrever na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), localizada no Centro Tecnológico, campus de Goiabeiras. Também serão aceitas inscrições pelos Correios (via Sedex), desde que os documentos cheguem à Secretaria do PPGEC até as 15 horas do último dia de inscrição. Os candidatos selecionados ingressarão no Programa no primeiro semestre de 2020.

Comunicação e Territorialidades

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) divulgou edital para preenchimento de 20 vagas de mestrado, distribuídas entre as linhas de pesquisa Comunicação e Poder; e Estéticas e Linguagens comunicacionais. Desse total, 25% serão reservadas para estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI). A comissão específica de validação das autodeclarações levará em conta apenas as características fenotípicas do candidato.

As inscrições poderão ser feitas até 27 de setembro na Secretaria do Programa, no campus de Goiabeiras, ou pelos correios (Sedex). O programa destina-se aos egressos de cursos superiores de tecnologia, bacharelado ou licenciatura, em qualquer área do conhecimento, além de estudantes finalistas de cursos de graduação.

Mais informações pelos contatos (27) 4009-2024 e poscomunicacao.ufes@gmail.com.

Energia

O Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN) divulgou edital com abertura de 20 vagas de mestrado, distribuídas entre os orientadores do programa. Os interessados deverão ter graduação nas seguintes áreas: Engenharias, bacharelado em Ciências da Computação, em Física, em Química ou em Matemática. Os selecionados deverão ter disponibilidade para participar das atividades do programa em regime de dedicação exclusiva em tempo integral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 27 de agosto a 27 de setembro, na Secretaria Unificada de Pós-Graduação (Supgrad), no campus de São Mateus, ou por correspondência.

Mais informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos endereços dos programas de pós-graduação, responsáveis pelos processos seletivos, pelas eventuais alterações nos editais e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa

Edição: Ana Paula Vieira