Conferência sobre asteroides em órbitas próximas da Terra nesta sexta, 22

21/03/2019 - 16:16  •  Atualizado 22/03/2019 17:47

A astrônoma Daniela Lázzaro estará no campus de Goiabeiras nesta sexta-feira, 22, às 14 horas, para ministrar a Conferência Oasi: um observatório no sertão estudando objetos potencialmente perigosos para a Terra. O evento será realizado no auditório do Programa de Pós-Graduação em Física, no Centro de Ciências Exatas (CCE), é gratuito e aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia.

A conferência abordará a questão dos asteroides em órbitas próximas da Terra e o potencial perigo que eles representam, pela possibilidade de colisão com o planeta. Serão apresentadas, ainda, as pesquisas realizadas no Observatório Nacional e o projeto Impacto, com a implantação do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (Oasi), dedicado ao estudo de pequenos corpos em órbitas próximas da Terra.

Daniela é astrônoma, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Experiente na área de Ciências Planetárias, a pesquisadora destaca-se nos seguintes temas: pequenos corpos do Sistema Solar, propriedades físicas de cometas e asteroides, fotometria e espectrometria de objetos do sistema solar, formação e evolução do cinturão de asteroides.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)