Comunidade universitária lamenta a morte do professor Agesandro da Costa Pereira

28/05/2018 - 17:26  •  Atualizado 05/06/2018 10:46

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Agesandro da Costa Pereira, professor aposentado desta instituição, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Espírito Santo, e membro do Conselho Federal da entidade. Seu falecimento deixa triste e consternada a comunidade universitária e a sociedade capixaba, notadamente pelo seu permanente vigor na defesa da cidadania e dos direitos humanos. Sua trajetória é exemplo de defesa dos direitos individuais e coletivos, de rigor ético na advocacia, de combativa presença nos movimentos de luta pela justiça social e pelo respeito aos princípios constitucionais e ao estado democrático de direito.

Professor desta Universidade – ingressou em 1978 e aposentou-se em 1999 – Agesandro da Costa Pereira recebeu em incontáveis vezes homenagens de seus alunos do curso de Direito, tornando-se uma referência para dezenas de gerações de advogados, juízes, promotores de Justiça, procuradores, defensores públicos, em diferentes áreas do Direito e do Poder Judiciário no Estado e no País. A Universidade Federal do Espírito Santo, que foi a sua casa por 21 anos, está de luto diante de tamanha perda. Agesandro era um militante da cidadania e do Direito, e um mestre na produção do saber jurídico.

Agesandro dignificou o exercício da advocacia, impulsionou o papel da OAB como entidade valiosa para a sociedade e a democracia, e, com coragem, enfrentou o crime organizado e suas articulações no âmbito das estruturas públicas. Com brilho, percorreu o ambiente acadêmico, qualificando o corpo docente desta Universidade. Era conhecido por inserir em suas disciplinas diferentes abordagens e conteúdos relacionados à cidadania e aos direitos humanos. Em suas palestras, dizia que era preciso promover e garantir, plenamente, os direitos básicos dos cidadãos para que a vida dos mais pobres ganhasse dignidade. Vigilante, por inúmeras vezes denunciou a violência policial e a prática de torturas em presídios e em delegacias de Polícia, quando esta prática era frequente.

O Espírito Santo e o Brasil devem muito a Agesandro da Costa Pereira o aperfeiçoamento democrático das instituições. A sociedade brasileira e, em especial, a capixaba, deve muito ao professor Agesandro e à sua luta incansável na promoção da vida, no respeito aos direitos dos cidadãos e cidadãs e no cumprimento das leis. O falecimento do brilhante e combatente advogado deixa um triste vazio na sociedade, mas, também, deixa a certeza de que devemos preservar e resgatar os seus valores, sempre pautados na permanente e necessária luta pela justiça e pelo respeito à cidadania. O seu vigoroso legado, certamente, deverá ser apreendido pelas novas e futuras gerações, e impulsionará posturas pautadas essencialmente na justiça. Muito obrigado, professor Agesandro da Costa Pereira.

Reinaldo Centoducatte
Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes