Comunicado: Secretaria de Cultura e Edufes suspendem submissão de originais

09/10/2017 - 15:29  •  Atualizado 09/10/2017 15:29

A Secretaria de Cultura da Ufes e a Coordenação da Editora da Ufes (Edufes) tornam pública a decisão administrativa de suspender a submissão de originais, para avaliação e publicação, por um período de seis meses, a contar de 10 de outubro de 2017. A partir de 10 de abril de 2018, a Editora voltará a receber novos originais, em normas a serem oportunamente divulgadas.

Tal decisão se faz necessária em função, sobretudo, de dois fatores conjugados: a grande quantidade de títulos em tramitação (aprovados pelo Conselho Editorial ou em avaliação por pareceristas) e a insuficiência de recursos para execução, em tempo razoável, destes títulos. Com a suspensão, a Edufes planeja regularizar o fluxo, dando a lume – em forma impressa e/ou digital – todas as dezenas de obras que, aprovadas, se encontram sob sua responsabilidade.

Registre-se, também, a necessidade institucional de providenciar reedições e reimpressões de várias obras que, esgotadas ou quase esgotadas, têm grande procura. Ademais, nesse período, a Editora, enquanto investe na consecução das etapas básicas de produção de um livro (pareceres, revisão, design, impressão, e depois divulgação e comercialização), atuará no sentido de reformular o seu Regimento, o que implicará alterações na política editorial.

A Edufes tem ciência de que a suspensão temporária não afetará a produção acadêmica, em particular dos docentes de pós-graduação, haja vista o fato de o próximo quadriênio de avaliação da Capes (2017-2020) estar em pleno início. Ao contrário, considerando que a grande maioria dos atuais títulos à espera de publicação é de autoria de docentes de Programas, a suspensão facilitará os trabalhos de conclusão destas obras.

Na reabertura das submissões, em abril/2018, a Edufes espera colocar à disposição dos interessados uma plataforma pública de acompanhamento dos originais submetidos à apreciação, assim como um sistema de submissão eletrônica. Deverá ser divulgado, na ocasião adequada, um “Edital para publicação na Edufes”, que indicará as condições necessárias para que os autores possam submeter suas obras à editora.

É importante observar que, mesmo durante esse período de suspensão, a Edufes receberá para avaliação, em fluxo contínuo, originais que contem com recursos próprios devidamente comprovados (projetos, convênios e editais de financiamento).

O objetivo maior da Editora permanece o de viabilizar a publicação de estudos de alta relevância, contribuindo para a difusão ampla do conhecimento científico e artístico, assim como o de estimular, a partir de editais específicos, a produção de obras de caráter literário.

Em tempos em que a resistência, diante de dificuldades oriundas da diminuição drástica de verbas das universidades federais, tornou-se um imperativo categórico, a Edufes vem reafirmar seu propósito de nortear suas ações com transparência, ética, eficiência e espírito público.

Secretário de Cultura
Rogério Borges de Oliveira