Companhia de Dança Andora Ufes leva cultura capixaba para Festival em São Paulo

22/07/2013 - 09:03  •  Atualizado 23/07/2013 09:37

Por Antonio Lucas (*)

A Companhia de Dança Andora Ufes está representando o Espírito Santo na 49ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (Fefol), em São Paulo, que vai até domingo, 28.

O festival reúne 28 grupos de 17 estados diferentes, e essa é a quarta vez que o grupo representa o Estado, levando ao evento o Ticumbi, os Jongos e o Congo, manifestações típicas da cultura capixaba.

Além de apresentações nos palcos e participações em desfiles, gincanas e seminários de estudos sobre danças, tradições e culturas, o Andora também leva suas danças para o Minifestival, um espaço dedicado aos alunos das escolas locais. O público estimado para o evento é de 70 mil pessoas.

O grupo

A Companhia de Dança Andora Ufes, também denominada Grupo Para-folclórico Andora, nasceu de um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Ufes, sediado no Centro de Educação Física e Desportos. O grupo tem como objetivo a formação de professores para atuação direta no ensino do folclore em escolas e comunidades.

Hoje, a companhia é constituída por 22 membros, entre músicos, dançarinos e equipe técnica que são, em sua maioria, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da Ufes e da rede estadual de educação.

Além de já ter representado o Estado em vários eventos nacionais, a companhia representou o Brasil no Festival Internacional de Folclore de Almeirim, em Portugal e se apresentou, no mesmo período, na Universidade de Strasbourg, na França. O grupo é coordenado pelo professor Antonio Carlos Moraes.

Foto: Arquivo Andora

(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionado por Ana Paula Vieira