Comissões da Verdade planejam eventos para lembrar os 50 anos do Golpe Militar

12/02/2014 - 16:33  •  Atualizado 14/02/2014 16:42

Por Danielly Carneiro, com foto de Thaiana Gomes (*)

Promover uma série de eventos para marcar os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. Esta é a proposta da Comissão Estadual de Direitos Humanos, com o objetivo de fazer com que todos os cidadãos tenham acesso à história e cobrem o “direito à memória” para que o período da ditadura não seja esquecido.

Para planejar esses eventos, representantes das Comissões da Verdade do Estado e membros da sociedade civil se reuniram na tarde desta quarta-feira (12) no Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores – DAOCS da Ufes (foto). A reunião também contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel, e do subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Perly Cipriano.

Segundo o professor Pedro Ernesto Fagundes, coordenador da Comissão da Verdade da Universidade, a programação vai incluir lançamentos de livros, palestras e seminários em instituições de todo o Estado e está prevista para começar em março, estendendo-se até setembro.

“Estamos elaborando planos para desenvolver ações que fortaleçam a democracia, direitos humanos e justiça de transição”, destacou o professor.

O Golpe Militar no Brasil foi deflagrado na madrugada do dia 31 de março de 1964, contra o governo legalmente constituído de João Goulart.

(*) Bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho.