Comissão do MEC avalia a Ufes para continuidade dos cursos à distância

25/11/2013 - 15:31  •  Atualizado 27/11/2013 13:50

Por Thereza Marinho

A Administração Central da Ufes recebeu na manhã desta segunda-feira, 25, uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) que até quarta-feira, 27, vão avaliar as condições de infraestrutura e pessoal que a Universidade oferece para a realização dos cursos na modalidade de Ensino à Distância (EAD). O resultado desta avaliação vai determinar o recredenciamento da Ufes para a continuidade da oferta dos cursos.

Os avaliadores foram recebidos pelo reitor Reinaldo Centoducatte, pela vice-reitora Ethel Maciel, por pró-reitores e por representantes do Núcleo de Educação Aberta e à Distância (Ne@ad) da Ufes. O resultado da avaliação é divulgado num prazo de cerca de 60 dias.

Histórico

A Ufes está credenciada junto ao MEC para a oferta de cursos superiores na modalidade de EAD desde 2001. O primeiro curso oferecido foi o de Pedagogia, por meio do qual formaram-se 6.171 professores das séries iniciais do Ensino Fundamental dos sistemas públicos de ensino dos 78 municípios capixabas, que atuavam sem formação em nível superior.

Atualmente, os cursos oferecidos na modalidade EAD pelo Ne@ad-Ufes são:

Graduação - Artes Visuais (Licenciatura); Ciências Contábeis (Bacharelado); Educação Física (Licenciatura); Física (Pró-Licenciatura, Licenciatura); Física (UAB, Licenciatura); Química (Licenciatura).

Extensão - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Aperfeiçoamento - Cultura e História dos Povos Indígenas; Dimensões da Humanização: Filosofia, Psicanálise, Medicina; Educação Ambiental; Educação em Direitos Humanos; Educação para a Diversidade; Educação para as Relações Étnico-raciais; Formação Continuada para a Utilização das TICs no Ensino Presencial da Ufes-UAB; Gênero e Diversidade na Escola.

Pós-Graduação (Especialização) - Educação do Campo; Filosofia e Psicanálise; Gestão de Agronegócios; Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça; Gestão em Saúde; Logística; Mídias na Educação.