Comissão da Verdade da Ufes participa de eventos da Comissão Nacional em Vitória

14/08/2013 - 11:32  •  Atualizado 15/08/2013 12:13

Por Ana Paula Vieira

A Ufes recebe, nesta quarta-feira (14), o assessor da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Igrejas da CNV, Anivaldo Padilha. A reunião com integrantes da Comissão da Verdade da Universidade será realizada Serviço de Protocolo da Universidade, ao lado da Biblioteca Central.

Na quinta-feira (15), as representantes da CNV Rosa Cardoso (atual coordenadora) e Maria Rita Kehl realizarão uma audiência pública, às 9 horas, no Hotel Golden Tulip, com a participação do coordenador da Comissão da Verdade da Ufes, Pedro Ernesto Fagundes. Durante a audiência, a CNV vai ouvir depoimentos públicos de vítimas e de testemunhas da repressão no Estado, durante o regime militar. Além dos depoimentos públicos, membros e assessores da CNV estarão à disposição nos dias 16 e 17 para ouvir, de forma privada, testemunhos individuais de vítimas ou testemunhas da repressão que não se sentirem confortáveis para dar depoimentos em público.

Já na manhã de sexta-feira (16), a Comissão da Verdade da Ufes participará de um encontro entre a Comissão Nacional e outras comissões locais, como o Fórum Memória e Verdade do Espírito Santo, para tratar de formas de cooperação, também no Hotel Golden Tulip.

Documentos

Desde julho de 2012, a Comissão Nacional da Verdade está percorrendo o Brasil realizando audiências públicas para colher depoimentos de vítimas de graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 1946 e 1988, durante o regime militar brasileiro (1964-1985). Contribuindo para este processo, a Comissão da Verdade da Ufes, instalada oficialmente em março de 2013, já reuniu mais de 1.100 documentos - datados de 1964 a 1985 -, além de seis depoimentos de estudantes da década de 1960.

A Comissão é formada pro professores da Ufes, representantes do Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), do segmento estudantil, docente e dos técnico-administrativos da Universidade.