Começa a Semana do Conhecimento da Ufes. Conheça a programação

16/10/2018 - 18:39  •  Atualizado 18/10/2018 11:27

Muitas atividades e descobertas marcaram o primeiro dia da II Mostra de Ciências do Centro de Ciências Exatas (CCE), que integra a programação do Circuito de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia – Rota da Ciência. A Mostra ocorre nas salas do IC-1, no campus de Goiabeiras, e faz parte da Semana do Conhecimento da Ufes, cuja abertura oficial será realizada nesta quarta, dia 17, às 9 horas, no auditório Rosa Maria Paranhos, no Centro de Ciências da Saúde (campus de Maruípe), em homenagem ao Dia C da Ciência.

A Semana do Conhecimento abrange o Circuito de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia – Rota da Ciência; o Dia C da Ciência; a Mostra de Profissões; a Jornada de Iniciação Científica; e a Jornada Integrada de Extensão e Cultura.

Clique aqui e acesse o jornal Informa com a programação completa em todos os campi da Ufes.

Visitantes

A professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Zaíra Manhães de Andrade, Cleonice Bernini, trouxe pela primeira vez seus alunos à Mostra. Segundo ela, a visita busca agregar os conhecimentos adquiridos nas exposições com os já aprendidos em sala de aula. “Buscamos que isso facilite os estudos e a absorção de conhecimento no ambiente escolar e fora dele”, diz.

Os estudantes do curso técnico em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Gabriel Peres e Vitor Andrade também estiveram pela primeira vez visitando a programação da Semana do Conhecimento e contaram o que os motivou a vir à Ufes. “O que me incentivou a vir, principalmente, foi à exposição do corpo humano e a Física, que é uma das áreas que eu quero seguir”, explica Gabriel Souto. Já Vitor Andrade afirma que a Mostra aborda diversas áreas e que isso ajuda na escolha da profissão.

Projetos

A Mostra de Ciências do CCE pode ser visitada até o dia 19 de outubro, das 8 às 12 horas; das 13h30 às 17 horas; e das 18 às 20 horas, exceto no dia 19, quando não haverá atividades à noite.

Um dos projetos que podem ser visitados pelo público é o PET Matemática, que relaciona matemática e música (com destaque para o congo capixaba) e dá visibilidade à atuação da mulher na área. “Várias pessoas acham que as grandes invenções vêm apenas dos homens e não sabem a importância que as mulheres têm na matemática”, destaca a estudante do curso de Matemática da Ufes, Deyze Carvalho.

Já na sala de Fenômenos Eletromagnéticos, o objetivo é explicar fenômenos do dia a dia. De acordo com o estudante de Física, Luccas Moreira Alves, “como o eletromagnetismo é uma ciência complexa, nós o apresentamos da forma mais didática possível, com experimentos que interagem com o público para que eles entendam os conceitos mais básicos e, ao final, aos conceitos mais complexos”.

Outra atração é o Show de Física, que acontecerá durante toda a semana, no auditório do CCE, às 10 horas e às 15h30h. Segundo o professor do Departamento de Física e coordenador do projeto, Giuseppi Camiletti, “o Show de Física é uma apresentação de experimentos de forma interativa, de maneira bem descontraída e bem divertida. Nós apresentamos experimentos de mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, ótica, ondas, dentre outros.”

Os visitantes poderão conhecer ainda o projeto Estatística para Todos que, segundo a estudante do curso, Fernanda Borem, explica a aplicação da estatística a jogos conhecidos, como moeda, baralho, contagem de balas e arco e flecha; e o Natureza da Luz, que apresenta os efeitos da difração e refração, e a natureza ondulatória da luz. “Demonstramos de forma simples como funciona a Física e a natureza da Física”, destaca o estudante de Física, Mateus Picoli.

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação)
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)