Começa nesta quarta, 5, o III Seminário Letras-Libras da Ufes

04/12/2018 - 17:16  •  Atualizado 06/12/2018 13:23

Nos dias 5 e 6 de dezembro será realizado no campus de Goiabeiras o III Seminário Letras-Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Ufes. Durante o evento serão discutidos temas como mercado de trabalho, tradução/interpretação e ética.

O seminário será realizado no anfiteatro 1 do Edifício Didático, no prédio IC-III. A professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Solange Maria da Rocha, fará a palestra de abertura às 14 horas, abordando a temática Surdos, Libras e TILS (Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais): questões históricas.

Já o workshop Formação para TILS, acontecerá das 18 às 21 horas, também no primeiro dia de seminário e abordará os temas Escrita de Sinais; Tradutor Surdo; Atuação em contextos; e Produção e edição de vídeos.

Durante o evento haverá ainda uma Mostra Fotográfica Histórica com o tema Um olhar sobre a educação de surdos no século XIX e na atualidade capixaba, organizada pelo professor José Raimundo Rodrigues. A mostra será montada na área próxima à Cantina do Onofre.

A programação completa do seminário está disponível no endereço eletrônico https://www.facebook.com/ufes.libras .

Graduação

O curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação de Libras – Língua Portuguesa foi criado na Ufes em 2014 e pertence ao Departamento de Línguas e Letras. Neste segundo semestre de 2018, o curso conta com 63 alunos matriculados.

No início deste ano, a Universidade formou a primeira turma de bacharéis em Tradução e Interpretação de Libras. Saiba mais em www.ufes.br/conteudo/ufes-forma-primeira-turma-de-bachar%C3%A9is-em-tradu%C3%A7%C3%A3o-e-interpreta%C3%A7%C3%A3o-de-libras

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação)