Começam nesta quinta os encontros para o 9º Simpósio de Filosofia e Psicanálise

18/02/2014 - 18:47  •  Atualizado 20/02/2014 10:24

Por Julia Grillo (*)

Começam nesta quinta, dia 20, as atividades de preparação para o 9º Simpósio de Filosofia e Psicanálise Entre Corpos, que discutirá a abordagem da filosofia e da psicanálise sobre o corpo.

O simpósio será realizado em agosto. Até lá, quatro módulos gratuitos e abertos ao público serão realizados. Os interessados poderão se inscrever no dia e local do evento, e receberão certificado de 30 horas.

A programação do primeiro módulo, que será nesta quinta, começa às 9 horas, com exibição e debate do filme Gattaca-A Experiência Genética (foto), no Cine Metrópolis. Às 19 horas, no auditório do IC II, acontece o seminário sobre o tema Depois da Separação, a Recuperação do Corpo, com a presença dos professores da Ufes Cláudia Murta e Fabio di Clemente, e do professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Ericson Falabretti, que vão abordar os autores René Descartes, Maurice Merleau-Ponty e Jacques Lacan.

Os quatro encontros serão realizados até maio, um a cada mês, com diferentes temas. Em cada encontro haverá a exibição de um filme, seguida de debate, e um seminário. No encontro de abril os participantes poderão ver a exposição das obras da artista plástica e mestre em Filosofia pela Ufes, Juliana Pessoa, que fez um trabalho baseado nas considerações da professora Cláudia Murta, coordenadora do Grupo de Extensão Parthos, sobre o parto como uma das dimensões do gozo feminino.

O simpósio  terá carga horária de 20 horas e é organizado pelo Grupo de Extensão Parthos, com o apoio da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes.

Confira a programação dos seminários:

20/02 - Depois da separação, a recuperação do corpo. Autores abordados: René Descartes; Maurice Merleau-Ponty; Jacques Lacan. Participantes da mesa: Claudia Murta (Ufes); Fabio di Clemente (Ufes); Ericson Falabretti (PUC-PR)

27/03 - Sintomas e perda do corpo (Histeria; Psicose e Autismo). Autores abordados: Jacques Lacan; Maurice Merleau-Ponty; Jacques-Alain Miller. Participantes da mesa: Claudia Murta (Ufes); Lêda Guimarães (Escola Brasileira de Psicanálise-EBP); Ericson Falabretti (PUC-PR).

24/04 - A gestação como um sintoma particular de perda de corpo. Autores abordados: Jacques Lacan; Maurice Merleau-Ponty; Gilbert Simondon. Participantes da mesa: Claudia Murta (Ufes); Fabio di Clemente (Ufes); Ericson Falabretti (PUC-PR).

29/05 - A recuperação do corpo após a perda. Autores abordados: Jacques Lacan; Maurice Merleau-Ponty; Jacques-Alain Miller. Participantes da mesa: Claudia Murta (Ufes); Rômulo Silva (EBP); Ericson Falabretti (PUC-PR).

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho.