Começa o cadastro de programas e projetos para o ProExt 2016

23/03/2015 - 18:09  •  Atualizado 25/03/2015 12:26

A Pró-Reitoria de Extensão informa que está aberto o cadastro de propostas para o Programa de Apoio à Extensão Universitária - ProExt 2016, do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo fomentar programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões.

De acordo com o edital, somente docentes podem submeter os programas e os projetos. Para isso, os professores precisam pertencer ao quadro de servidores permanentes da Instituição; ter doutorado ou mestrado; e estarem vinculados a um determinado curso de graduação. É necessária, também, a participação de estudantes de graduação nas propostas e estas precisam estar em consonância com as atuais políticas públicas, principalmente as políticas sociais.

Os recursos do edital serão aplicados no desenvolvimento de programas ou projetos que contribuam para a implementação de políticas públicas e para o fortalecimento da Extensão universitária. As instituições poderão concorrer ao financiamento de, no máximo, dois programas e dois projetos em cada linha temática. O aporte financeiro é de até R$ 100 mil por projeto e de até R$ 300 mil por programa.

No ProExt 2015, o MEC selecionou 16 programas e projetos propostos pela Ufes.

Seleção

O processo de seleção está dividido em duas etapas, sendo uma interna na Ufes, realizada pela ProEx, e outra nacional, junto ao MEC. Para a primeira etapa, o docente precisa preencher, até o dia 14 de abril, as propostas no sistema SIGPROJ. Todas as propostas enviadas serão discutidas com a direção dos Centros de Ensino e analisadas pela Câmara de Extensão, que selecionará, dentro do limite estabelecido no edital para cada linha temática, as propostas de maior relevância para a instituição. O resultado final deste processo de seleção interno será divulgado no dia 27 de abril, quando a Proex enviará as propostas ao MEC.

Informações pelo e-mail edital.proex@ufes.br, pelo telefone 4009-2550 e no edital em anexo.

Confira o cronograma da seleção interna:

14/04 – Data limite para cadastro das propostas no SIGPROJ

20/04 – Divulgação das propostas pré-selecionas