Começa nesse domingo a Semana de Doação de Leite Materno

Por Jorge Medina

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário (Hucam), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e demais bancos de leite do Estado, promoverão várias ações para comemorar a Semana Mundial de Doação de Leite Humano, que será realizada entre os dias 19 e 24 de maio (veja programação abaixo). A abertura do evento será realizada nessa sexta-feira (17), no auditório do Hemocentro, em Maruípe.

Com o tema “Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças”, o evento tem a finalidade de sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano. Uma ação solidária que pode salvar a vida de milhares de recém-nascidos de baixo peso, que não podem se alimentar do leite da própria mãe. O leite possui um alto valor nutricional, garantindo aos bebês crescimento e desenvolvimento físico e intelectual saudáveis.

A amamentação, além de oferecer nutrientes aos bebês, é fundamental para a saúde da mãe. Ela previne possíveis hemorragias e, consequentemente, anemia materna que pode ocorrer no pós- parto. O simples ato de sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que ajuda na diminuição do tamanho do útero e reduz possíveis sangramentos.

A mulher que alimenta o filho com leite materno também perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez e reduz o risco de doenças. Sem falar do fortalecimento do vínculo mãe-filho que acarreta um melhor desenvolvimento emocional para a criança.

Referência

O Banco de Leite Humano do Hucam foi instituído pela Secretaria de Estado da Saúde como banco de leite de referência no Espírito Santo. Além disso, o Estado está representando a Região Sudeste na Comissão Nacional de Banco de Leite Humano do Ministério da Saúde.

No Espírito Santo existem atualmente sete bancos de leite humano e dois postos de coleta que captaram, no ano passado, 3.414  litros de leite e atenderam mais de oito mil recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Doação

A doação de leite humano é um ato voluntário de mulheres que estão amamentando. Elas doam o leite excedente, que é processado nos bancos de leite humano e distribuído com qualidade certificada a bebês hospitalizados, preferencialmente aqueles que nasceram prematuros e/ou com baixo peso. São crianças que ainda não podem ser alimentadas diretamente ao seio materno e suas mães tem grande dificuldade de produzir e retirar o leite para os filhos.

Mais informações com a coordenadora do Banco de Leite Humano de Referência Estadual Mônica Barros de Pontes pelo telefone 9982.9859
 

Programação:

Dia 17/05 – 9 horas - Auditório do Hemocentro, em Maruípe

Atividades:

- abertura com autoridades

- apresentação sobre a importância dos bancos de leite e programação da semana de doação

 

Dias 18 e 25/05

Atividade:

- panfletagem e arrecadação de vidros no supermercado Carone

 

De 20 a 24/05

Atividades:

- mobilização na comunidade realizada pelas unidades de saúde com cartazes, palestras e outras ações educativas.

- panfletagem e arrecadação de vidros nos terminais de ônibus (Laranjeiras, Vila Velha, Coqueiral, Itacibá).

- panfletagem e arrecadação de vidros nos supermercados (dias 18 e 25)

- panfletagem e uso de faixa nos semáforos.

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.