Começa na Ufes o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento

22/06/2016 - 10:36  •  Atualizado 23/06/2016 15:21

Começa na Ufes nesta quarta-feira, 22, a reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O evento é realizado no auditório Manoel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras. Essa será a 2ª Reunião do Forplad/2016, a primeira foi realizada em Pelotas (RS), em março.

Clique aqui para assistir entrevista do coordenador do Forplad à TV Ufes.

O objetivo é estudar e propor soluções para os problemas relacionados às áreas de Planejamento e Administração das Ifes e propor o intercâmbio entre elas.

A programação tem início no dia 22, das 9 às 12 horas, com uma apresentação geral sobre as atividades do Forplad para os pró-reitores. Às 14 horas, começa a solenidade de abertura do evento com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte e do coordenador local do Forplad e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Anilton Salles.

Às 15 horas, a palestra de abertura aborda o tema “Por uma Universidade Socialmente Relevante”, ministrada pelo reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Monteiro de Almeida Filho. O encerramento da reunião é na sexta-feira, 24 de junho.

Políticas

Segundo Anilton Salles, o Forplad debate os grandes temas referentes às políticas nacionais voltadas para o ensino superior. “Os debates contemplam a socialização de boas práticas desenvolvidas nas Ifes, como financiamento, indicadores de qualidade, melhoria da eficiência e sustentabilidade (ambiental, energética e financeira). Sediar um encontro nacional do Forplad significa colocar a Ufes no centro desses debates”, destaca.

O Forplad é um fórum assessor da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e congrega todos os pró-reitores de Planejamento e Administração das Ifes.

A programação completa da reunião está disponível no endereço eletrônico http://www.forplad.andifes.org.br/?q=node/364 .

Texto: Hélio Marchioni