Começa dia 31 a inscrição de candidatos para a Comissão de Planejamento da Capacitação de Servidores

26/07/2017 - 11:06  •  Atualizado 26/07/2017 11:07

No dia 15 de agosto será realizada na Ufes a eleição dos representantes dos servidores técnico-administrativos na Comissão de Planejamento da Capacitação de Servidores Técnico-Administrativos em Educação (CPCS) para o biênio 2017-2019.

O requerimento para a inscrição dos candidatos deverá ser encaminhado à Comissão Eleitoral entre os dias 31 de julho a 2 de agosto, pelo e-mail: eleição.cpcs@ufes.br, por meio do formulário disponível no edital (anexado abaixo).

Para votar os servidores técnico-administrativos em Educação de cada unidade estratégica deverão utilizar seu login e senha únicos, acessar a página eletrônica www.pesquisa.ufes.br, e votar em apenas um candidato, das 7 às 21 horas. A apuração do resultado ocorrerá no dia 16 de agosto, a partir das 9 horas, no Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufes (NTI), no campus de Goiabeiras, e será aberta para participação exclusiva dos candidatos.

Caso o servidor não consiga acesso aos candidatos de sua unidade estratégica ele deverá entrar em contato com o telefone (27) 3145-5346. Já o servidor que não tenha login e senha institucional deverá acessar o site www.senha.ufes.br para recuperar essas informações. Terão direito a votar apenas os servidores técnico-administrativos em Educação ativos e efetivos na Ufes. Aqueles que estejam afastados de suas atividades funcionais, em licença, à disposição de outro órgão público ou que estejam temporariamente na Ufes, não poderão participar.

Critérios

O pró-reitor de Gestão de Pessoas da Ufes, Cleison Faé, explica que, antes, o afastamento dos servidores técnicos para fins de capacitação ficava a critério da chefia imediata. Era ela quem decidia se o servidor ia se afastar ou não.

A partir da aprovação da Resolução 21/2017 pelo Conselho Universitário, que estabelece as normas de afastamento para participação em cursos de capacitação nas modalidades de qualificação e aperfeiçoamento, cada unidade de nível estratégico da estrutura organizacional da Universidade deverá formar uma Comissão de Planejamento da Capacitação de Servidores Técnico-Administrativo em Educação (CPCS), que analisará os processos de liberação dos servidores para qualificação.

“A Comissão terá a responsabilidade de enviar, anualmente, ao Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DDP/Progep), sempre no mês de outubro, o seu planejamento interno de capacitação dos seus servidores para o ano seguinte, incluindo a programação das licenças e os nomes dos servidores, bem com os critérios de afastamento. Esse planejamento deverá ser incorporado ao Plano Anual de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Ufes”, enfatizou o pró-reitor.

A vice-reitora Ethel Maciel afirma que este foi um compromisso assumido pela gestão com os servidores técnico-administrativos, atendendo a uma demanda da categoria: “Nós nos empenhamos para agilizar o processo de elaboração da resolução e aprova-la Conselho Universitário. É uma forma de beneficiar todos aqueles que buscam se qualificar e progredir na carreira”.

As normas completas que tratam sobre o afastamento dos servidores para qualificação, bem como as modalidades dos cursos, concessão de carga horária, solicitação e os procedimentos para participar da CPCS estão descritos na Resolução nº 21/2017 do Conselho Universitário (CUn), disponível no site do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs): www.daocs.ufes.br .

Texto: Hélio Marchioni