Cinema pela Verdade no campus de Maruípe

27/08/2013 - 11:48  •  Atualizado 28/08/2013 08:36

Por Thereza Marinho

Acontece nesta terça-feira (27) a quarta e última sessão da Mostra Cinema pela Verdade - 2013 no Espírito Santo com a exibição do filme "Infância Clandestina", às 12 horas, no auditório do projeto Elsa (ao lado do Restaurante Universitário), no campus de Maruípe.

A exibição, anteriormente agendada para o dia 22 de agosto, foi reagendada para esta terça devido a problemas técnicos.

O filme, de Benjamim Ávila, tem como cenário a Argentina de 1979 e conta a história do menino Juan, de 12 anos, filho de revolucionários do movimento Montoneros, que deixa o exílio no Brasil e retorna a seu país natal, oprimido pela ditadura. Em seu novo lar poderá conviver novamente com seus pais e seu grande amigo, o tio Beto. Para tanto, Juan terá de adotar um novo nome: Ernesto, nome de batismo de seu ídolo, Che Guevara.

A história é baseada em fatos reais e concorreu ao Oscar 2013, na categoria melhor filme estrangeiro.

Criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidos de debates sobre o período da ditadura civil-militar na América Latina e suas consequências, a mostra Cinema pela Verdade é realizada simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de maio e agosto.

Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira. Na Ufes, a mostra conta com o apoio da Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc).