Cine Metrópolis: ‘Sobre Rodas’ e ‘Alaska’ estreiam na programação de abril

03/04/2019 - 18:26  •  Atualizado 04/04/2019 12:10

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, apresenta as estreias dos filmes Sobre Rodas (foto) e Alaska nas primeiras semanas de abril. As obras António Um Dois Três e Elegia de um Crime permanecem em cartaz.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os estudantes da Ufes têm entrada gratuita.

Confira a programação completa.

Sobre Rodas (Livre)

Essa obra nacional do diretor Mauro D’Addio aborda a realidade enfrentada por Lucas, um garoto de 13 anos que, após um acidente, fica paraplégico e começa a se adaptar a essa nova vida com o uso da cadeira de rodas. Após um ano afastado por licença médica, Lucas chega a uma nova escola e conhece Laís, uma colega de classe que também enfrenta um drama: não conhece o pai, cuja única lembrança é uma antiga foto rasgada.

Quando Laís decide encontrar o paradeiro do pai, ela chama o amigo para acompanhá-la e Lucas, que acabara de ganhar um aparelho elétrico (que permite que a cadeira de rodas vire um triciclo motorizado), aceita. Os dois amigos partem, então, em uma grande aventura que envolve sustos, descobertas e companheirismo.

Sobre Rodas foi o vencedor na categoria infantil no Festival de Toronto em 2017, tendo sido também premiado no Festival Internacional de Filme Infantil, em Chicago, e na Mostra Geração, no Festival do Rio.

Sessões: quinta-feira (4), às 15h30; sábado (6), às 16h; domingo (7), às 16h; segunda-feira (8), às 20h; terça-feira (9), às 15h30; quarta-feira (10), às 15h30.

Alaska (14 anos)

O longa nacional acompanha Fernando, que precisa viajar até a fazenda do recém-falecido pai, na Chapada dos Veadeiros, para começar os preparativos do processo de se desfazer da propriedade. Ana, sua ex-namorada, vai de carona, depois de muito tempo de afastamento.

O cenário do reencontro foi local de uma intensa história de amor entre os dois e a viagem é uma segunda chance para essa paixão. Mas, o tempo passou, e eles talvez não sejam mais os mesmos.

O filme é dirigido por Pedro Novaes, que também assina o roteiro.

Sessões: quinta-feira (4), às 18h30; sábado (6), às 17h30; segunda-feira (8), às 17h; terça-feira (9), às 18h30; quarta-feira (10), às 18h30.

António Um Dois Três (14 anos)

Filmada em Lisboa, capital portuguesa, a obra conta a história de António, um jovem que, após passar a noite fora de casa, é cobrado pelo pai devido a uma carta anônima que recebeu, dizendo que o filho abandonou a faculdade há cerca de um ano. Diante da situação, António foge de casa e encontra refúgio na residência de sua ex-namorada, Mariana. Lá, ele conhece a brasileira Débora, que alugou um quarto por um único dia e eles acabam se envolvendo.

O filme tem, no elenco, nomes brasileiros e portugueses e aborda a vida do jovem António em três tempos, passando pela fuga de casa, a relação com a ex-namorada, o encontro com a turista brasileira e uma provável inserção no meio teatral.

Primeiro longa de Leonardo Mouramateus, diretor cearense radicado em Portugal, a obra é inspirada no livro Noites Brancas, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, e trata também das diferenças culturais entre colonizador e colonizado.

Sessões: segunda-feira (8), às 15h30; quarta-feira (10), às 17h.

Elegia de um Crime (14 anos)

O documentário encerra a “trilogia do luto”, no qual o diretor Cristiano Burlan investiga o assassinato de sua mãe, fato ocorrido em Uberlândia em fevereiro de 2011. Antes, Burlan já havia tratado da morte do pai em Construção (2006) e do assassinato do irmão em Mataram meu Irmão (2013).

O filme busca reconstruir a imagem de Isabel Burlan da Silva, apresentando o retrato de um crime cometido pelo parceiro, Jurandir Muniz de Alcântara, que está solto.

O cineasta mostra, por meio de depoimentos de familiares e amigos, o crime de feminicídio sofrido por milhares de mulheres todos os dias. Jurandir, que agiu por ciúmes, enforcou a namorada sem dar a ela qualquer chance de defesa.

Elegia de um Crime foi vencedor dos prêmios da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD-SP), da Associação dos Profissionais de Edição Audiovisual (EDT), do 23º Festival É Tudo Verdade, em 2018.

Sessões: quinta-feira (4), às 17h; terça-feira (9), às 17h.

Texto: Adriana Damasceno