Cine Metrópolis: Confira a programação para a semana de 21 a 27 de março

21/03/2019 - 15:44  •  Atualizado 22/03/2019 18:17

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, fecha o mês de março com exibição de filmes e apresentação de mostras de cinema. Dentre os filmes, destaque para As Filhas do Fogo e Pastor Cláudio (foto). O cinema ainda traz a sessão Cinemas em Rede, com o filme Baronesa, e o Cycle du Cinéma, uma mostra de filmes produzidos por países de língua francesa.

Com vários horários disponíveis, os filmes serão exibidos entre os dias 21 e 27 de março. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) e estudantes da Ufes têm entrada gratuita.

Confira a programação completa.

Sessão Cinemas em Rede – Baronesa (16 anos)

O filme Baronesa, da diretora mineira Juliana Antunes, traz uma mistura de documentário com ficção, retratando o cotidiano de duas vizinhas e amigas que moram no bairro Juliana, localizado na periferia de Belo Horizonte. Andreia quer se mudar; Leidiane e os filhos esperam pelo marido, que está preso. Em comum, as tentativas de se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico em curso e evitar as tragédias trazidas como consequência.

Em seus 75 minutos de duração, Baronesa usa atrizes amadoras, locações reais e traz diálogos inacreditáveis. Juliana faz um retrato tão preciso da realidade que pode levar os espectadores a pensar tratar-se de ficção.

O Cinemas em Rede é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir para a articulação de um circuito universitário de exibição audiovisual. As salas escolhidas são abertas ao público, de forma gratuita, e o conteúdo das exibições é disponibilizado pelas próprias instituições participantes do projeto.

Sessão: quinta-feira , 21, às 19h.

As Filhas do Fogo (18 anos)

Três mulheres têm desejos que desafiam as regras. Insatisfeitas com suas próprias vidas, elas se encontram por acaso e iniciam uma busca por novas formas de se relacionar, explorando uma jornada poliamorosa.

Esse é o mote do road-movie erótico argentino As Filhas do Fogo. O longa, que se passa na Patagônia, conta a história de Violeta e suas duas amigas, mulheres independentes de meia idade que, ao longo do caminho, encontram outras companheiras e experimentam, juntas, novas possibilidades de relacionamento, buscando prazer, diversão e liberdade.

Eleito o melhor filme da competição argentina do festival Bafici 2018, esse é o quinto longa da diretora Albertina Carri. Antes de estrear no Brasil, circulou em festivais internacionais importantes como San Sebastian Film Festival, Festival de Roterdã, Festival do Rio e Festival Mix Brasil 2018.

Sessões: sexta-feira, 22, às 18h20; sábado, 23, às 16h; domingo, 24, às 16h; segunda-feira, 25, às 17h50; terça-feira, 26, às 15h30; quarta-feira, 27, às 16h.

Pastor Cláudio (10 anos)

Documentário brasileiro escrito e dirigido por Beth Formaggini, o filme mostra o encontro histórico entre o bispo evangélico Cláudio Guerra, ex-delegado responsável por assassinar e incinerar opositores à Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1985), e Eduardo Passos, psicólogo e ativista dos Direitos Humanos, que trabalha no atendimento às vítimas da violência do Estado.

No documentário, o Pastor Cláudio revela, dentre outros crimes, como fazia para desaparecer com corpos, respaldado pela Lei da Anistia. Com a abertura política, Cláudio atuou na segurança pública e atualmente é membro ativo da comunidade evangélica.

O longa participou de vários festivais e venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Vitória 2018.

Sessões: quinta-feira,21, às 17h30; sexta-feira,22, às 20h30; sábado,23, às 18h10; domingo, 24, às 18h10; segunda-feira,25, às 16h; quarta-feira,27, às 16h50.

Cycle du Cinéma – Mulheres e Identidades Francófonas

Entre os dias 25 e 30 de março, o Cine Metrópolis exibirá a mostra Mulheres e Identidades Francófonas, apresentando filmes produzidos por países de língua francesa. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

Texto: Adriana Damasceno