Cine Metrópolis: Confira a programação de 20 a 26 de setembro

19/09/2018 - 16:06  •  Atualizado 19/09/2018 16:06

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, reservou para o público grandes filmes nacionais para a semana de 20 a 26 de setembro. Entre as estreias estão O Desmonte do Monte e Meu Tio e o Joelho de Porco.

A sessão Cinemas em Rede vai exibir o documentário Auto da Resistência; Já o filme Os Incontáveis (foto) vai ser tema de debate na Sessão Especial da semana.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), e estudantes da Universidade têm entrada gratuita.

Confira a programação completa:

Auto da Resistência

O projeto Cinemas em Rede, parceria entre os Ministérios da Cultura (MinC) e de Ciência e Tecnologia (MCTI) com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir para a articulação de um circuito universitário de exibição audiovisual. Nesta edição, o projeto traz para o Cine Metrópolis o documentário Auto da Resistência, que acompanha a trajetória de personagens que lidam com os homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, mostrando o tratamento dado pelo Estado a esses casos desde o momento em que o indivíduo é morto até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal de júri.

A obra, cuja classificação indicativa é de 16 anos, explica que esses casos eram conhecidos pela expressão “auto da resistência” – classificação utilizada para se evitar que os policiais sejam responsabilizados pelos homicídios, já que eles alegam legítima defesa. O termo foi abolido em 2012 mas, de acordo com a jornalista, pesquisadora e uma das diretoras do filme Natasha Neri, mantém a lógica de criminalizar a vítima.

Auto da Resistência ganhou o prêmio de Melhor Documentário Nacional de Longa ou Média-Metragem no Festival “É Tudo Verdade 2018”.

O filme será exibido em sessão única, na quinta-feira, 20, às 19 horas. A entrada é gratuita.

O Desmonte do Monte

O documentário de Sinai Sganzerla tem como protagonista a Colina Sagrada (que depois recebeu o nome de Morro do Castelo), acidente geográfico que foi escolhido pelos portugueses para a fundação da cidade do Rio de Janeiro. O filme, que apresenta um vasto material de arquivo que inclui fotografias, gravuras e pinturas, tem construção narrativa embalada pela voz da atriz e cineasta Helena Ignez.

Apesar de toda a relevância, o Morro do Castelo se tornou um exemplo de desvalorização dos legados, quando prevalecem as reformas urbanísticas com o objetivo de promover a especulação imobiliária na região. A tradição, então, foi vilipendiada por simplesmente não render dividendos, acabando com um dos maiores pilares da história Guanabara.

Com classificação indicativa livre, o documentário será exibido na sexta-feira, 21, às 16 horas, e no domingo, 23, às 17 horas.

Meu Tio e o Joelho de Porco

Joelho de Porco é o nome de uma das bandas mais conhecidas no cenário do rock nacional entre as décadas de 1970 e 1980. Nesta história, Rafael Terpins, diretor do documentário, apresenta a trajetória do seu tio, o baixista e líder do grupo Tico Terpins, pioneiro ao lançar canções que satirizavam a política nacional e por ser uma das primeiras bandas a se lançar de forma independente no cenário musical.

O documentário é uma mistura de animação, relatos e material de arquivo e traz entrevistas com o próprio Tico; o baixista Rodolfo Ayres Braga; e o vocalista e ator Dick Petra; além de depoimentos de familiares e integrantes da banda, como o vocalista e baterista Próspero Albanese, Netinho e o produtor Julio Calasso.

Com exibição única no domingo, 23, às 18h30, o filme tem indicação livre.

Sessão Especial – Os Incontestáveis

A Sessão Especial da semana traz o filme capixaba Os Incontestáveis, primeiro longa do diretor e roteirista Alexandre Serafini. A obra conta a saga de dois irmãos que rodam pelas estradas do Espírito Santo em busca de um Maverick 1977, herança do pai que os abandonou na infância. No elenco, os músicos Fábio Mozine, da banda Mukeka di Rato; Wil Just, da banda, The Muddy Brothers; além dos renomados atores Tonico Pereira, Fernando Teixeira e Markus Konká.

Na obra, Mozine e Just, em sua primeira experiência no cinema, interpretam os protagonistas Bel e Mau, que cruzam o estado a bordo de um Opala 1973, comprado especialmente para as filmagens. A ideia de convidar os “atores” partiu do diretor, que pretendia homenagear o filme Corrida sem Fim, no qual os músicos James Taylor e Dennis Wilson fazem os personagens principais. Fábio e Wil ainda são os compositores da trilha sonora do longa.

Durante as filmagens, o elenco percorreu locais como o litoral de Aracruz, Colatina, Pancas e Barra de São Francisco. O filme ainda apresenta registros das montanhas de Ecoporanga e da fronteira com Minas Gerais.

Os Incontestáveis foi premiado como Melhor Longa-Metragem Latino Americano em 2017 no Festival de Cine de La Serena, no Chile.

Após a sessão, que vai acontecer na quarta-feira, 26, às 19 horas, o Cine Metrópolis vai promover um debate com os realizadores do filme.

Texto: Adriana Damasceno