Cine Metrópolis: confira a programação até 19 de dezembro

13/12/2018 - 16:09  •  Atualizado 17/12/2018 16:20

Entre os dias 13 e 19 de dezembro, o Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, vai reexibir grandes sucessos do cinema nacional. Os filmes O Beijo no Asfalto, Câmara de Espelhos e Tinta Bruta vão continuar em cartaz e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Estudantes da Universidade têm entrada gratuita.

Confira abaixo a programação completa.

Tinta Bruta

Segundo filme dirigido pelos gaúchos Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, o drama Tinta Bruta (foto) acompanha os passos do jovem Pedro (Shico Menegat), que deixa a faculdade após passar a responder a um processo criminal. Sozinho depois que a irmã se muda de cidade, ele tenta se sustentar a partir de performances em que dança, coberto de tinta neon, para milhares de estranhos que o assistem pela internet.

O filme é um drama sobre o universo LGBT e ganhou o Troféu Redentor de Melhor Filme na 20ª edição do Festival do Rio, em novembro.

Sessões: Quinta-feira (13), às 19h; sexta-feira (14), às 18h; sábado (15) e domingo (16), às 16h; segunda-feira (17), às 18h; e quarta-feira (19), às 20h.

O Beijo no Asfalto

Filme de estreia do ator Murilo Benício na direção, O Beijo no Asfalto é baseado na clássica peça homônima, escrita por Nelson Rodrigues na década de 1960. No drama, o ator Lázaro Ramos vive Arandir, um bancário recém-casado que atende ao pedido de um beijo na boca feito por um homem prestes a morrer após ser atropelado. O ato é testemunhado por Aprígio (Stênio Garcia), sogro de Arandir, e registrado por Amado Ribeiro (Otávio Muller), um repórter policial sensacionalista que passa a explorar o beijo entre os dois homens para vender jornal, além de incitar a polícia a investigar uma suposta ligação entre Arandir e o morto.

O elenco ainda traz nomes como Debora Falabella, Augusto Madeira e Fernanda Montenegro. O longa foi apresentado na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2017.

Sessões: Quinta-feira (13), às 17h; sexta-feira (14), às 16h; domingo (16), às 18h; segunda-feira (17), às 20h; terça-feira (18), às 17h; e quarta-feira (19), às 16h.

Câmara de Espelhos

Como os homens veem as mulheres? O que pensam e o que dizem sobre elas? Esses e outros questionamentos serviram de base para a diretora Dea Ferraz produzir seu primeiro documentário. Câmara de Espelhos (foto) apresenta um grupo de homens da Região Metropolitana do Recife (PE), todos voluntários para participarem do projeto, de idades, classes sociais e raças diferentes. Reunidos em uma “caixa”, eles são cercados por objetos decorativos, espelhos e uma televisão que projeta vídeos sobre a mulher e o feminino, temas sobre os quais eles devem comentar.

A violência misógina explícita de algumas imagens se misturam com trechos de falas de mulheres de destaque na sociedade – presidentes, chefes de estado ou intelectuais, como Simone de Beauvoir.

Trata-se de um retrato aprofundado sobre como os homens enxergam o papel das mulheres na sociedade, tradicionalmente patriarcal e machista, e uma exploração sobre a identidade feminina, as violências sofridas pelas mulheres no Brasil e até mesmo sobre o cenário social e político do país.

Sessão: Sexta-feira (14), às 20h; sábado (15), às 18h; segunda-feira (17), às 16h; e quarta-feira (19), às 18h30.

Texto: Adriana Damasceno